sexta-feira, 22 de março de 2019

Areinho de Oliveira do Douro recebe o Campeonato de Marcha do Porto e G. Prémio

Cartaz da competição. Montagem: O Marchador

Numa organização conjunta da Associação de Atletismo do Porto e da Academia de Atletismo do Clube de Futebol de Oliveira do Douro vai ter lugar no próximo domingo (24/3) em Areinho de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, o Campeonato do Porto de Marcha Atlética em Estrada, a que se junta a realização da terceira edição do Grande Prémio de Oliveira do Douro.

As provas serão disputadas num circuito (em piso asfaltado) e terão início às 10h00, com a realização das competições masculina e feminina de 10 km juniores e seniores e 20 km seniores, que contarão apenas para o Grande Prémio e ainda de 5 km para os escalões de juvenis e veteranos. A série seguinte de partidas, às 12h00, inclui a prova de 4 km para iniciados. Pelas 12h30 será a vez de partirem os atletas infantis na distância de 3 km. O último tiro está marcado para as 13h00, quando saírem os participantes nas provas masculinas e femininas de benjamins A/B, na distância de 1 km.

O Clube de Futebol de Oliveira do Douro, que há 7 anos criou a sua Academia de Atletismo, tem desenvolvido um importante trabalho na modalidade com uma forte aposta na formação e num atletismo total. Não se esgotando apenas nas corridas mas, igualmente, nos saltos, lançamentos e marcha, disciplina esta que nos recentes campeonatos nacionais viu os seus atletas conquistarem medalhas individuais e coletivas e que o clube os homenageará no intervalo de um jogo de futebol, ainda na tarde de domingo.

Por fim, revisitando a história, há a recordar o papel pioneiro de Vila Nova de Gaia no desenvolvimento da marcha atlética em todo o norte do país com a realização de diversas iniciativas, lançadas no ano de 1984, aqui com a honrosa menção de duas das grandes figuras que contribuíram para o sucesso da especialidade: Fernando Ribeiro que, à data, era um dos responsáveis pelo departamento de desporto da Câmara Municipal, e José Luís Ribeiro, então ligado ao Clube Atlântico da Madalena.

Programa e regulamento, aqui.