domingo, 17 de janeiro de 2016

Susana Feitor: «Se for aos Jogos Olímpicos, ótimo, se não for, ótimo na mesma»

Susana Feitor. Foto: Record
A campeoníssima Susana Feitor, em entrevista concedida à agência noticiosa portuguesa LUSA, esta sexta-feira, na Sala de Sessões do Município da Batalha, declarou que vai lutar pela sua sexta presença nuns Jogos Olímpicos, dizendo-se ainda preparada, seja qual for a decisão dos técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo para o Rio de Janeiro. Feitor foi uma das convidadas para a apresentação dos campeonatos nacionais de marcha de 35 km masculinos, que decorrerão no dia 23 deste mês, em Porto de Mós, com as restantes provas dos campeonatos, onde se incluem os 20 km masculinos e femininos (a FPA decidiu retirar do programa oficial a prova olímpica dos 50 km masculinos), no dia 27 de fevereiro, na Batalha. Com a devida vénia, “O Marchador” transcreve um excerto da referida peça: 

"Se for selecionada ótimo. Se não for, ótimo na mesma, porque estive na luta e já é bom", disse hoje a marchadora na Batalha, onde participou na apresentação dos campeonatos nacionais de estrada da especialidade.

Susana Feitor já tem mínimos para o Rio2016, mas luta por uma das três vagas disponíveis com Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos.

"Já estou numa fase final da minha carreira, já não tenho os objetivos de outrora. Mas não deixa de ser um momento de exaltação", assume Susana Feitor, que quer lutar para estar entre as três escolhidas para marchar por Portugal nos Jogos do Brasil.

Aos 40 anos, prestes a completar 41 no final de janeiro, Susana Feitor assume estar empenhada no curso de Gestão de Organizações Desportivas, "muito importante para fazer a transição neste final de carreira".

Envolvida nas aulas, não sabe ainda se estará no primeiro nacional de estrada, de 35 km, dia 23 de janeiro, em Porto de Mós, mas seguramente participará no nacional de 20 km, na Batalha, a 27 de fevereiro: "Não venho com ambições de grande resposta competitiva, será mais para rodagem e fazer quilómetros. Estarei ainda longe da minha condição habitual."

Entretanto, e na mesma ocasião, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira identificou "pelo menos um atleta, para não dizer dois", que na marcha podem ter hipótese de subir ao pódio no Rio de Janeiro:

"Vão lutar por medalhas, porque já estiveram nos pódios em competições internacionais. João Vieira e Ana Cabecinha são atletas que, pela cabeça dos quais, deve passar o pensamento das medalhas."

Nota de “O Marchador”: Os nacionais de estrada de 35 km destinam-se apenas ao setor masculino, podendo Susana Feitor tomar parte nos campeonatos de Leiria, distrito onde se encontra filiada esta época.