sábado, 16 de janeiro de 2016

Regionais de Setúbal, Lisboa e Évora na Baixa da Banheira

Os campeonatos distritais de estrada de Setúbal, Lisboa e Évora terão lugar no dia de hoje, a partir das 14 horas, na Baixa da Banheira (Avenida Capitães de Abril), destinados a todos os escalões etários, repetindo a edição de 2015. A organização é da responsabilidade do Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, em parceria com as Associações de Atletismo dos distritos acima mencionados, e o apoio da Câmara Municipal da Moita e da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.

A região tem sido palco de alguns dos mais importantes eventos nacionais da disciplina, relembrando a realização, em 2005, da XXI edição dos campeonatos nacionais de estrada, a par do segundo grande prémio internacional. Ilustre figuras da modalidade, nacionais e estrangeiras já competiram na Baixa da Banheira, com destaque para os campeões dos 20 km marcha daquele ano, Ana Cabecinha (sub-23), e Vera Santos, e dos 50 km, Pedro Martins.

Outro dos nomes emblemáticos da marcha atlética, sendo um atleta que nasceu e cresceu na Baixa da Banheira, é Acácio Diogo (internacional júnior no Campeonato da Europa de Riga-1999 e campeão nacional de estrada em sub-23, nos anos de 2001 e 2002) e que conciliou, com êxito, os estudos de medicina com a atividade desportiva, treinado que foi por Adriano Encarnação, o atual Diretor-técnico Regional de Setúbal.

Nos últimos tempos os campeonatos têm sido alternadamente disputados nas regiões de Setúbal e de Lisboa, e este ano caberia à capital os encargos organizativos. Mas Adriano Encarnação explicou que a repetição do evento na Baixa da Banheira deveu-se à manifestação de vontade dos dirigentes autárquicos locais tendo, para o efeito, sido estabelecido um contrato-programa com o clube organizador, garantindo ao evento, entre outros apoios, toda a logística e custos com o policiamento.

“Em contacto com o José Barros (Diretor-técnico Regional de Lisboa) estabeleceram-se parcerias, nomeadamente com a participação conjunta (Setúbal e Lisboa) de competições que se realizem na capital (Inter-Associações, provas combinadas, etc.). Para estes campeonatos a Associação de Setúbal assegurará os custos com o ajuizamento. Também se providenciou a presença dos melhores juízes especialistas de marcha - alguns do nível mais elevado da IAAF -, das três associações, salvaguardando-se a necessidade de homologação de eventuais mínimos internacionais ou recordes que possam vir a ser obtidos. O circuito, cujo perímetro é de 1 km está certificado por um medidor oficial”, referiu-nos, por fim, o responsável técnico do atletismo setubalense.