quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Chocho sagra-se campeão do Equador nos 35 km marcha

Andrés Chocho e o pódio da prova com Rolando Saquipay e
Claudio Villanueva. Fotos: Diario El Mercurio e La Cancha
Montagem: O Marchador
Andrés Chocho venceu este sábado, a prova dos 35 km marcha dos campeonatos do Equador, realizados em Cuenca (terra natal do campeão olímpico Jefferson Pérez), percorrendo as dezassete voltas e meia ao circuito de dois quilómetros no tempo de 2.38.06. Nas posições seguintes classificaram-se, Rolando Saquipay, com 2.38.52, Claudio Villanueva, com 2.40.07, Jonathan Cáceres, com 2.42.02, Edison Salazar, com 2.50.22, e Vinicio Campaña, com 2.51.30.

A competição, marcada por intenso calor, determinava o apuramento dos melhores equatorianos para os sul-americanos de marcha atlética, na distância de 50 km, que terão lugar no Rio de Janeiro, a 27 de fevereiro próximo, e que servirão, ainda, de prova-teste para os Jogos Olímpicos.

A cidade equatoriana de Guayaquil manterá a realização dos sul-americanos de marcha, com provas para juvenis, juniores e seniores, estes na distância de 20 km apenas, calendarizados para o primeiro fim-de-semana de abril.

Luis Chocho, pai e treinador do campeão equatoriano, declarou que o seu filho não tomará parte nos sul-americanos pois já possui os mínimos olímpicos. Já Andrés afirmou-se muito satisfeito com a competição que serviu, essencialmente, para apurar o seu atual momento de forma.

Os responsáveis federativos prevêem a indicação dos componentes da selecção para os 50 km do Rio de Janeiro, em fevereiro, na próxima semana, que, em articulação com os órgãos governamentais, preparam os sul-americanos de marcha contando poder ter selecções completas em todos os escalões, nos juvenis, juniores e seniores, estes na distância de 20 km.