domingo, 10 de janeiro de 2016

Marchando para o RIO 2016 – I

Fotos: Comité Organizador Rio 2016
Montagem: O Marchador
A  pouco mais de 200 dias para o início dos Jogos da XXXI Olimpíada, que terão lugar de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro, Brasil, os melhores atletas de cada país preparam-se afincadamente para atingir o objetivo número um das suas carreiras – a presença naquele acontecimento de primeira grandeza mundial, uns sonhando ainda com o título olímpico, outros com medalhas e posições relevantes nas provas a que conseguirem aceder através da obtenção de marcas mínimas, fixadas pela IAAF e tornadas mais exigentes por algumas das federações nacionais.

O atletismo - modalidade rainha dos Jogos – inicia a sua participação no dia 12 de agosto e fecha-a no dia 21, com a tradicional prova da maratona masculina. Os marchadores dos 20 km masculinos entrarão em ação logo no primeiro dia de provas (12), pelas 14:30 horas. No dia 19 terão lugar as duas restantes provas de marcha, pelas 8:00 horas, os 50 km masculinos (7 dias de intervalo para a prova dos 20 km e a possibilitar a presença de alguns atletas nas duas competições), e os 20 km femininos, com partida marcada para as 14:30 horas.

As provas de marcha terão lugar num circuito totalmente plano, em estrada, na bela Praia do Pontal, que foi celebrizada pela canção com o título “Do Lema ao Pontal” pelo famoso cantor brasileiro Tim Maia, nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia, nascido no Rio de Janeiro em 1942 e falecido em 1998. Parte do circuito das provas já serviu de cenário à realização da Maratona Internacional do Rio, dos Campeonatos Mundiais Militares e da Taça do Mundo do Triatlo.

A exemplo do que sucedeu nos mundiais de Pequim, em agosto último, o circuito para as provas de 20 km terá um perímetro de 1 km, e o de 50 km um perímetro de 2 km, ambos aprovados pelos elementos da IAAF na visita que realizaram em outubro de 2015.


Conforme assinalado na imagem, o local das provas no Pontal dista 7 km da Vila Olímpica e 11 km do Parque Olímpico.

Colaboração: Martinho Nobre dos Santos