domingo, 3 de janeiro de 2016

Festival de Marcha de Tlaxcala, México

Foto de família dos vários intervenientes no evento.
Foto: fb Sandra Guadalupe Colin. Montagem: O Marchador
Mais de 150 marchadores, de diferentes escalões etários, tomaram parte no primeiro festival de marcha atlética de Tlaxcala (20 Dez.), com o objetivo de reaviar a especialidade naquele país centro-americano, que teve o seu período dourado nos anos setenta, com os extraordinários desempenhos nos Jogos Olímpicos de Daniel Bautista, Raúl Gonzalez, entre outros.

As competições tiveram lugar no centro histórico da capital do Estado de Tlaxcala e foram organizadas, e apoiadas, pela Câmara Municipal da cidade, Instituto de Desporto e Clube Atlético, com prémios monetários no montante de 1.200 euros, Numa cerimónia de premiação que contou com a presenta de Bernardo Segura, medalha de bronze nos 20 km marcha dos Jogos de Atlanta.

Nos 10 km masculinos, Jesús Vega (treinado por Pedro Aroche, que orientou o vice-campeão olímpico Noé Hernández e contribuiu para a medalha de prata de Carlos Mercenário nos Jogos de 1992) foi o primeiro com a marca de 42.06,40, seguido de Jorge Alejandro Martínez Báez, com 42.62,67, e de Uziel Sánchez, com 42.19,03.

Nos 10 km femininos, Hortensia González foi a vencedora com 48.03,46. Andrea Martínez, com 48.31,47, e Rosalía Ortiz, com 49.42,76, ocuparam os restantes lugares do pódio, referindo-se que todas elas são do Estado do México

Os responsáveis governamentais do Estado de Tlaxcala, um dos Estados do México pioneiros na marcha atlética, prometem voltar a realizar o evento no próximo ano, considerado um grande êxito organizativo.

Colaboração: Sandra Guadalupe Colin González