quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Anunciados regressos de Kaniskina, Lashmanova e Kirdyapkin

Olga Kaniskina, Elena Lashmanova e Sergey Kirdyapkin
Fotos: Grigory/Reuters/Corbis, Getty Images – Franc Fife/Bongarts e
Saransk-citty. Montagem: O Marchador
Os marchadores da Rússia e detentores de títulos olímpicos, Olga Kaniskina (Pequim-2008), Elena Lashmanova (Londres-2012) e Sergey Kirdyapkin (Londres-2012, 50 km), que cumpriram ou estão a cumprir penas por dopagem, reiniciaram os treinos e preparam-se para regressar em breve, conforme notícias publicadas há poucos dias em diversos «sites» russos de informação.

Recorde-se que Kaniskina e Kirdyapkin foram suspensos por 3 anos e 2 meses desde 15 de Outubro de 2012, para além de outros e anteriores períodos intercalados, e que Elena Lashmanova termina no próximo dia 25 de Fevereiro o período de suspensão iniciado em Janeiro de 2014. No caso de Lashmanova estará ainda a decorrer o processo que a envolve na alegada participação em prova de pista coberta em Dez. 2014, que a ser provada poderá adicionar mais 2 anos de suspensão.

Também se publicitaram os principais classificados do campeonato de marcha de Inverno da Mordóvia, realizado em Saransk, no passado dia 30 de Dezembro, com vitórias nos 5.000 metros de Aleksandr Ivanov, campeão do mundo em Moscovo-2013, e Svetlana Vasilyeva, medalhada (bronze) na Taça da Europa de Marcha em Múrcia-2015. Se bem que não tenham sido indicadas as marcas obtidas, classificaram-se nas posições seguintes, da prova masculina, Andrey Krivov, Pavel Parshin e Stanislav Emelianov, e da feminina, Maria Ponomareva, Ekaterina Medvedeva e Klavdiya Afanasyeva.

De acordo com Vera Nacharkina, directora interina do, supostamente encerrado, Centro de Preparação Olímpica de Saransk, «excelente» é a avaliação que faz da participação dos marchadores da casa que dominaram o evento, referindo a felicidade dos mesmos neste regresso à competição. A cobertura jornalística refere que Kaniskina e Kirdyapkin não participaram nas provas por terem iniciado os treinos ainda há pouco tempo e que relativamente a Lashmanova se espera o regresso para o próximo mês de Março. Já Denis Nizhegorodov também não tomou parte na prova por se encontrar com uma arreliadora lesão.

Curioso o facto da notícia do encerramento do centro de treinos ter sido desmentida à agência TASS por Vladimir Kireev, ministro do Desporto e Educação Física da Mordóvia, afirmando que se continua a trabalhar como de costume, e que apenas os atletas relacionados com Viktor Chyogin foram notificados e aguardam por uma decisão do Ministério de Desporto da Rússia e do Comité Olímpico nacional.

Ainda uma referência a entrevista concedida por Sergey Kirdyapkin dizendo que respeita a proibição de participação em campeonatos nacionais decretada pela Federação Russa de Atletismo aos atletas do Centro de Preparação Olímpica de Saransk, mas que pondera, ainda que seja difícil, representar outra república. Apesar de lhe perturbar não ter programação competitiva, os seus objectivos continuam a passar pelos 50 km (em treinos já fez até 40 km) e que espera uma oportunidade para regressar ao mais alto nível em 2016, contribuindo para positivas alterações no atletismo russo.

Colaboração: Kristina Saltanovic