domingo, 18 de agosto de 2024

2011, superquarteto continua a brilhar

Campeões nacionais e alguns dos representantes portugueses em eventos
internacionais em 2011. Fotos: Revista Atletismo, Algarve Press Diário e Jornal «A Bola».
Montagem: O Marchador

Será muito difícil que Portugal volte a ter em simultâneo um conjunto de atletas como as que marcaram a maior expressão internacional da marcha atlética portuguesa entre meados da década de 2000 e o início da década de 2020. Sem um plano específico de desenvolvimento da marcha (a exemplo do que foi o percurso da disciplina em Portugal nos trinta a quarenta anos após a reintrodução da marcha em Portugal, em 1974/75). não valerá a pena esperar que surja espontaneamente o mesmo sucesso protagonizado por atletas como Ana Cabecinha, Inês Henriques, Maribel Gonçalves, Susana Feitor e Vera Santos, para referir apenas o refulgente sector feminino. A estas atletas poderia juntar-se alguns masculinos – João Vieira e Sérgio Vieira, entre os mais recentes, ou ainda, noutras fases, José Pinto e José Urbano, para mencionar só os que, além de terem participação olímpica, tiveram também momentos de relevo individual no plano internacional.

Em 2011, Portugal voltou a ter nas melhores marchadoras o registo de importante presença internacional, continuando a mostrar a marcha portuguesa ao nível do melhor que apresentavam as potências mundiais da disciplina. Ainda que sem o protagonismo do ano anterior, quando Portugal venceu a Taça do Mundo de Marcha na vertente feminina, a selecção portuguesa esteve em bom plano na Taça da Europa de Olhão, alcançando o quarto lugar, atrás de Rússia, Espanha e Ucrânia. Talvez não fosse a classificação mais esperada, mas problemas físicos e alguns acontecimentos particulares (na esfera pessoal de atletas) que marcaram a semana anterior à jornada de 21 de Maio ajudarão por certo a explicar (e a fazer compreender) o resultado obtido.

Em Olhão, apesar dessas dificuldades, a selecção feminina registou na vertente individual o nono lugar de Susana Feitor (1.32.43), o 13.º de Inês Henriques (1.34.11) e o 15.º de Ana Cabecinha (1.34.31) – Vera Santos desistiu. Essa não só era a prova mais aguardada da jornada como veio a ser aquela em que foram obtidos os melhores resultados. Nas restantes competições de seniores (masculinos), nenhuma classificação colectiva foi conseguida, dado que nem nos 20 km nem nos 50 km os portugueses conseguiram ter na meta pelo menos três participantes classificados. Nos 20 km, Pedro Isidro foi 13.º (1.27.39), tendo João Vieira e Sérgio Vieira desistido; nos 50 km, Augusto Cardoso foi 18.º (4.10.03) e Jorge Costa, 25.º (4.25.04), no dia em que, competindo em «casa», se despedia da selecção nacional – Pedro Martins e António Pereira desistiram.

Nos mais jovens, Samuel Pereira e Bruno Pedro formaram uma equipa de juniores masculinos onde ambos teriam de terminar a prova de 10 km para que houvesse presença na classificação por equipas. O 19.º lugar de Samuel (45.46) e o 22.º de Bruno (46.19) garantiram o nono lugar a Portugal. Já nos 10 km femininos, Sandra Monteiro era a única representante portuguesa, tendo acabado no 28.º lugar (56.42). Era um sinal para o futuro e havia que tê-lo em conta: Portugal tinha uma excelente primeira linha de marchadoras, mas sem retaguarda que lhe assegurasse a continuidade. A incapacidade para apresentar pelo menos duas atletas na prova das juniores era disso prova. E prova ainda mais significativa quanto se tratava de uma competição organizada dentro de portas, ou seja, num contexto em que nenhuma justificação poderia haver para a falta de atletas portugueses a não ser a sua real inexistência a um nível aceitável para uma prova internacional, como era, neste caso, uma Taça da Europa de Marcha.

Mas se a Taça da Europa revelou o bom desempenho colectivo das marchadoras portuguesas, melhor ainda foi o resultado individual nos mundiais de atletismo de Daegu, na Coreia do Sul, no final de Agosto. Os 20 km femininos renderam a Portugal, no dia 31, os quarto, quinto e oitavo lugares, respectivamente por Susana Feitor, Inês Henriques e Ana Cabecinha, num ano em que a «fava» saiu a Vera Santos (não seleccionada). Três dias antes, João Vieira tinha sido 11.º classificado nos 20 km masculinos. De notar que estas são as classificações após os posteriores processos de suspensão por dopagem, traduzindo um ganho de dois lugares para Susana, Inês e Ana e de cinco lugares no caso de João Vieira.

À parte estas importantes competições realizadas em Olhão e Daegu, objectivos principais da época para qualquer marchador, outros desempenhos positivos foram registados pelos marchadores portugueses nas provas que habitualmente atraem os melhores especialistas do mundo. Nas competições do Challenge Mundial de Marcha da federação internacional, Inês, Vera e Susana ocuparam por essa ordem os três primeiros lugares dos 20 km femininos em Chihuahua (México, 5 de Março), numa jornada em que João Vieira foi 11.º nos 20 km masculinos. Cinco semanas depois, a 9 de Abril, Vera foi a melhor portuguesa nos 20 km femininos do Grande Prémio de Rio Maior, terceira classificada, imediatamente à frente de Susana (4.ª) e Inês (5.ª). Em Sesto San Giovanni (Itália), como de costume a 1 de Maio, Inês foi terceira, Vera quarta e Ana Cabecinha oitava, igualmente em 20 km. Na final do Challenge Mundial de Marcha, a 17 de Setembro, na Corunha (10 km), quarto lugar para Ana Cabecinha (43.15), quinto para Susana Feitor (43.40), nono para Inês Henriques (44.28) e 13.º para Vera Santos (45.58).

Fora do circuito do «challenge» mundial, Ana Cabecinha foi quarta em Lugano (Suíça), a 20 de Março, e Inês foi segunda em Naumburg (Alemanha), a 24 de Setembro, provas integradas no circuito europeu.

No conjunto destas competições internacionais, Portugal continuou a ter em Rio Maior o mais importante torneio de marcha. No entanto, em 2011, a organização teve de enfrentar problemas mais complicados, sobretudo a partir do momento em que o principal patrocinador empresarial decidiu cortar em três quartos (75%) o apoio previsto. Esse era um dos reflexos da tremenda crise económica que o país enfrentava, mas nem isso impediu a realização da vigésima edição do grande prémio internacional de marcha, marcada pela comparência de mais de duzentos atletas no conjunto das provas (210 participantes), entre eles alguns dos melhores especialistas mundiais, como os campeões olímpicos Valeriy Borchin e Olga Kaniskina, vencedores das provas de 20 km – ele com a melhor marca de sempre da distância em Portugal, 1.18.55 h, a primeira abaixo de uma hora e 19 minutos.

Este foi ainda o ano do fim da histórica relação de trabalho entre Susana Feitor e o treinador Jorge Miguel no Clube de Natação de Rio Maior, com a atleta a considerar importante proceder à reorientação da carreira desportiva e a optar por passar a trabalhar sob orientação técnica do norueguês Stephan Platzer.

Nos escalões imediatamente abaixo de seniores (mas incluindo os sub-23, que, como se sabe, são um subescalão dos seniores), o ano ficou marcado pelas vitórias de Samuel Pereira (União Atlética da Guarda) nos nacionais de pista coberta para juniores e sub-23 e ainda nos nacionais de estrada e nos nacionais de juniores de pista ao ar livre. No sector feminino, o protagonismo foi partilhado entre Nádia Cancela (Casa do Benfica de Paredes) e Sandra Monteiro (SL Benfica). A primeira destacou-se no Inverno, triunfando nos nacionais de juniores de pista coberta e nos nacionais de estrada da Batalha; a segunda esteve mais forte no Verão, vencendo nos nacionais de juniores de pista, em Guimarães, e sendo segunda (primeira júnior) nos nacionais de sub-23, além de ter sido a única representante portuguesa nos juniores femininos da Taça da Europa de Olhão e nos europeus de juniores de Tallinn (aqui foi mesmo a única representante nacional no conjunto das duas provas de marcha – femininos e masculinos).

O Verão foi também simpático para Miguel Carvalho (CN Rio Maior), que, depois, de um Inverno em que se sagrou campeão nacional juvenil de estrada (Batalha) e foi terceiro nos nacionais de juniores de pista coberta (1.º juvenil), veio a ser campeão nacional de juvenis ao ar livre (Pombal) e vencedor da prova de juvenis masculinos do Olímpico Jovem (Leiria), além de ter sido o único marchador português (rapazes e raparigas) nos mundiais de jovens (sub-18) de Lille (França). No mesmo escalão, Mara Ribeiro (CN Rio Maior) e Filipa Ferreira (NDE Tomás Cabreira) também partilharam sucessos, neste caso no sector feminino. Mara foi campeã nacional de estrada (Batalha) e de pista (Pombal); Filipa impôs-se na Taça FPA de Marcha Atlética (Faro) e no Olímpico Jovem.

Em relação à participação de marchadores portugueses nas principais competições internacionais de Verão para juvenis (sub-18), juniores (sub-20) e sub-23, uma nota comum: tanto nos mundiais de jovens de Lille, como nos europeus de juniores de Tallinn, como ainda nos europeus de sub-23 de Ostrava, Portugal fez-se representar sempre por apenas um marchador (masculino ou feminino). Miguel Carvalho foi 26.º em Lille (10.000 m, 47.40,46); Sandra Monteiro foi 19.ª em Tallinn (10.000 m, 53.35,55); Daniela Cardoso foi 15.ª em Ostrava (20 km, 1.56.02). Aí estava (se necessária) mais uma demonstração da escassez de profundidade da marcha portuguesa.

Em 2011, vários marchadores portugueses a trabalhar fora do país conseguiram também resultados desportivos de relevo nos países onde residiam. Na Suíça, Luís Correia venceu nada menos que três campeonatos nacionais (10.000 m, 20 km e 50 km) e ainda o campeonato do cantão de Vaud de 10 mil metros. O atleta que antes representava em Portugal o Clube União Artística Benaventense envergava agora a camisola do Club des Marcheurs de Cour Lausanne. Mais velho, pertencente à geração pioneira que reintroduziu a marcha em Portugal na segunda metade da década de 1970, Francisco Reis registou sucessos em distâncias várias de provas do calendário inglês, representando o Ilford Athletic Club, impondo uma supremacia que era contestada apenas pelos mais jovens atletas internacionais britânicos.

Os veteranos prosseguiram em 2011 a colheita internacional de medalhas (e títulos de campeões) do escalão. Nos europeus de pista coberta (Gent, Bélgica), medalhas de ouro para Luís Silva (escalão M40) nos 3000 m e nos 5 km masculinos, bem como para Maria Alice Fernandes (W55) nos 3000 m femininos, que obteve ainda a medalha de prata nos 5 km femininos. Nos mundiais de pista (Sacramento, E.U.A.), mais duas vitórias para Luís Silva, desta vez nos 10.000 m e nos 20 km masculinos.

Pedro Isidro e Ivo Ferreira foram primeiro e segundo nos 3000 m masculinos do Campeonatos da Europa de Pista Coberta INAS-FID Europa (Helsínquia, Finlândia), onde Ana Oliveira foi segunda nos 1500 m. Já os europeus IAADS de Cagliari (Itália), para atletas com trissomia 21, proporcionaram a Portugal as vitórias de Maria João Silva nos 1500 m e nos 400 m femininos, segundos lugares para Helena Soares nas mesmas distâncias e ainda, para Milene Patrocínio, o terceiro na prova mais longa, enquanto Bruno Leitão era segundo nos 1500 m masculinos.

O ano de 2011 não terminaria, do ponto de vista organizativo, sem uma decisão invulgar das federações de atletismo de Portugal e Espanha. Pela primeira vez na história da marcha atlética dos dois países, haveria um campeonato conjunto de 50 km marcha, a realizar em Pontevedra (Espanha), a 4 de Março de 2012. Além da invulgaridade da celebração conjunta do campeonato, tratava-se também da primeira vez que a FPA organizava um campeonato nacional de marcha fora do país. A ideia era de alternar o local entre cada um dos lados da fronteira, devendo depois, em 2013, o campeonato ser organizado em Portugal. Assim iria ser, como se verá nas próximas semanas, quando aqui forem abordados os anos em questão.


Relação das provas mais importantes efetuadas em 2011

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...

16 a 20 de Março, VIII Campeonatos da Europa de Veteranos de Pista Coberta, Gent, Bélgica. 17/3, 3000 m masculinos, M40: 1.º, Luís Silva (Portugal), 12.36,54 (8 participantes); M75: 1.º, Irbe Zigurds (Letónia), 17.57,09 (...) 11.º, José Bom (Portugal), 24.17,35 (11 participantes). 3000 m femininos, W55: 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 16.13,00 (14 participantes). 20/3, 5 km masculinos, M40: 1.º, Luís Silva (Portugal), 20.55 (10 participantes); M75: 1.º, Irbe Zigurds (Letónia), 30.05 (...) 11.º, José Bom (Portugal), 39.54 (11 participantes). 5 km femininos, W55: 1.ª, Anne Wheeler (Austrália), 26.44; 2.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 27.32 (14 participantes).

17 a 21 de Março, Campeonatos da Europa de Pista Coberta INAS-FID Europa, Helsínquia, Finlândia. 19/3, 3000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (Portugal), 13,16,65; 2.º, Ivo Ferreira (Portugal), 15.29,88 (2 participantes). 1500 m femininos: 1.ª, Virginie Dreux (França), 9.28,48; 2.ª, Ana Oliveira (Portugal), 9.35,64 (2 participantes).

21 de Maio, IX Taça da Europa de Marcha, Olhão, Portugal. 50 km masculinos: 1.º, Denis Nizhegorodov (Rússia), 3.45.58; 2.º, Marco de Luca (Itália), 3.50.13; 3.º, Christopher Linke (Alemanha), 3.52.56 (...) 18.º, Augusto Cardoso (Portugal), 4.10.03 (...) 25.º, Jorge Costa (Portugal), 4.25.04 (...) Pedro Martins (Portugal), desistente; António Pereira (Portugal), desistente (48 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Itália, 16 pontos; 2.º, Polónia, 17; 3.º, Espanha, 39 (4 classificados). 20 km masculinos: 1.º, Matej Toth (Eslováquia), 1.23.53; 2.º, Jakub Jelonek (Polónia), 1.23.59; Benjamín Sánchez (Espanha), 1.24.12 (...) 13.º, Pedro Isidro (Portugal), 1.27.39 (...) João Vieira (Portugal), desistente; Sérgio Vieira (Portugal), desistente (50 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Espanha, 26 pontos; 2.º, Itália, 27; 3.º, França, 37 (6 classificados). 20 km femininos: 1.ª, Vera Sokolova (Rússia), 1.30.02; 2.ª, Anisya Kirdyapkina (Rússia), 1.30.41; 3.ª, Elisa Rigaudo (Itália), 1.30.55 (...) 9.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.32.43 (...) 13.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.34.11 (...) 15.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.34.31 (...) Vera Santos (Portugal), desistente (55 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 14 pontos; 2.º, Espanha, 22; 3.º, Ucrânia, 32; 4.º Portugal, 37 (8 classificados). 10 km juniores masculinos: 1.º, Ihor Lyashchenko (Ucrânia), 41.26; 2.º, Hagen Pohle (Alemanha), 41.36; 3.º, Dementiy Cheparev (Rússia), 41.58 (...) 19.º, Samuel Pereira (Portugal), 45.46 (...) 22.º, Bruno Pedro (Portugal), 46.19 (36 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Ucrânia, 5 pontos; 2.º, Rússia, 8; 3.º, Alemanha, 12 (...) 9.º, Portugal, 41 (12 classificados). 10 km juniores femininos: 1.ª, Yelena Lashmanova (Rússia), 43.10; 2.ª, Svetlana Vasilyeva (Rússia), 44.02; 3.ª, Kate Veale (Irlanda), 46.32 (...) 28.ª, Sandra Monteiro (Portugal), 56.42 (29 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 3 pontos; 2.º, Itália, 9; 3.º, República Checa, 19 (9 classificados).

4 e 5 de Junho, I Campeonatos da Europa IAADS, Cagliari, Itália. 4/6, 1500 m Trissomia 21, masculinos: 1.º, Gabriele Festa (Itália), 11.16,12; 2.º, Bruno Leitão (Portugal), 11.59.03 (2 participantes); femininos: 1.ª, Maria João Silva (Portugal), 12.29,19; 2.ª, Helena Soares (Portugal), 12.43,29; 3.ª, Milene Patrocínio (Portugal), 14.50,10 (4 participantes). 5/6, 400 m Trissomia 21, masculinos: 1.º, Gabriele Festa (Itália), 2.48,81; Bruno Leitão (Portugal), desclassificado (4 participantes); femininos: 1.ª, Maria João Silva (Portugal), 3.01,34; 2.ª, Helena Soares (Portugal), 3.04,82 (...) 4.ª, Milene Patrocínio (Portugal), 3.50,00 (7 participantes).

6 a 17 de Julho, Campeonatos do Mundo de Veteranos de Pista, Sacramento, E.U. América. 8/7, 5000 m masculinos, M40: 1.º, Luís Silva (Portugal), 21.27,52 (7 participantes). 12/7, 10.000 m masculinos, M40: 1.º, Luís Silva (Portugal), 44.41,09 (10 participantes). 12/7, 20 km masculinos, M40: 1.º, Stuart Kollmorgen (Austrália), 1.41.34,75; Luís Silva (Portugal), desistente (10 participantes).

6 a 10 de Julho, VII Campeonatos do Mundo Jovem (sub-18), Lille, França. 8/7, 5000 m femininos: 1.ª, Kate Veale (Irlanda), 21.45,59; 2.ª, Yanxue Mao (China), 22.00,15; 3.ª, Nadezhda Leontyeva (Rússia), 22.00,84 (27 participantes). 9/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Pavel Parshin (Rússia), 40.51,31; 2.º, Kenny Martín Pérez (Colômbia), 40.59,25; 3.º, Erwin González (México), 41.09,60 (...) 26.º, Miguel Carvalho (Portugal), 47.40,46 (37 participantes).

14 a 17 de Julho, VIII Campeonatos da Europa Sub23, Ostrava, República Checa. 17/7, 20 km masculinos: 1.º, Petr Bogatirev (Rússia), 1.24.20; 2.º, Dawid Tomala (Polónia), 1.24.21; 3.º, Denis Strelkov (Rússia), 1.24.25 (15 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Julia Takács (Espanha), 1.31.55; 2.ª, Antonella Palmisano (Itália), 1.36.26; 3.ª, Eleonora Giorgi (Itália), 1.38.41 (...) 15.ª, Daniela Cardoso (Portugal), 1.56.02 (20 participantes).

21 a 24 de Julho, XXI Campeonatos da Europa de Juniores (sub-20), Tallinn, Estónia. 21/7, 10.000 m femininos: 1.ª, Elena Lashmanova (Rússia), 42.59,48; 2.ª, Svetlana Vasileva (Rússia), 44.52,98; 3.ª, Anna Ermina (Rússia), 46.49,00 (...) 19.ª, Sandra Monteiro (Portugal), 53.35,55 (24 participantes). 23/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Hagen Pohle (Alemanha), 40.43,73; 2.º, Ihor Lyashchenko (Ucrânia), 41.10,43; 3.º, Luis Alberto Amezcua (Espanha), 41.34,13 (21 participantes).

27 de Agosto a 4 de Setembro, XIII Campeonatos do Mundo de Atletismo, Daegu, Coreia do Sul. 28/8, 20 km masculinos: 1.º, Luis Fernando López (Colômbia), 1.20.38; 2.º, Zhen Wang (China), 1.20.54; 3.º, Hyunsub Kim (Coreia do Sul), 1.21.17 (...) 11.º, João Vieira (Portugal), 1.23.26 (46 participantes). 31/8, 20 km femininos: 1.ª, Hong Liu (China), 1.30.00; 2.ª, Elisa Rigaudo (Itália), 1.30.44; 3.ª, Shijie Qieyang (China), 1.31.14; 4.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.31.26; 5.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.31.36 (...) 8.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.32.06 (50 participantes). 3/9, 50 km masculinos: 1.º, Denis Nizhegorodov (Rússia), 3.42.45; 2.º, Jared Tallent (Austrália), 3.43.36; 3.º, Tianfeng Si (China), 3.44.40 (45 participantes).


Campeonatos nacionais

22 e 23 de Janeiro, Campeonatos Nacionais de Juniores de Pista Coberta, Pombal. 22/1, 5000 m masculinos: 1.º, Samuel Pereira (UA Guarda), 22.54,41; 2.º, Ricardo Fernandes (Juventude Vidigalense), 23.09,34; 3.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 23.12,90 (11 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Nádia Cancela (C Benfica de Paredes), 14.59,56; 2.ª, Sandra Monteiro (SL Benfica), 15.37,88; 3.ª, Marta Mendes (UD Zona Alta), 16.24,42 (15 participantes).

5 e 6 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Esperanças / Sub-23 de Pista Coberta, Pombal. 5/2, 5000 m masculinos: 1.º, Samuel Pereira (UA Guarda), 23.12,06; 2.º, Flávio Silva (CA Mazarefes), 23.42,16; 3.º, Pedro Santos (CP Corroios), 23.43,10 (5 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 14.11,75); 2.ª, Liliana Martins (GC Amizade Donas), 14.56,87; 3.ª, Nádia Cancela (C Benfica de Paredes), 15.01,05 (9 participantes).

12 e 13 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta - I Divisão, Pombal. 12/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.38,89; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 20.39,43; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 20.57,42 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 12.49,53; 2.ª, Maribel Gonçalves (GD Estreito), 14.47,49; 3.ª, Marisa Soares Pereira (Gira Sol/RC), 14.50,51 (8 participantes).

12 e 13 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta - II Divisão, Pombal. 12/2, 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 19.52,03; 2.º, Cristiano António (GA Fátima), 23.38,29; 3.º, Eduardo Cardoso (CCD Ribeirão), 23.56,73 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Liliana Martins (GC Amizade Donas), 14.48,53; 2.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 15.05,04; 3.ª, Joana Monteiro (AC Vermoil), 15.29,53 (5 participantes).

19 de Fevereiro, XXVII Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km / 20 km (...), Batalha. 50 km seniores masculinos: 1.º, Jorge Costa (CO Pechão), 4.07.17; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 4.10.45; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 4.11.22 (8 participantes). 20 km seniores masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 1.27.19; 2.º, Augusto Cardoso (ADRE Palhaça), 1.29.30; 3.º, Cristiano António (GA Fátima), 1.38.18 (7 participantes). 20 km seniores femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.30.38; 2.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 1.32.11 (extracamp. nac.); 3.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.33.10 (2.ª Camp. Nac.); 4.ª, Susana Feitor (individual/Santarém), 1.33.29 (3.ª Camp. Nac.) – 9 participantes. Vencedores de outros escalões: 20 km sub-23 femininos, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 1.46.22; 20 km juniores masculinos, Samuel Pereira (UA Guarda), 1.36.18; 10 km juniores femininos, Nádia Cancela (C Benfica Paredes), 53.42; 10 km juvenis masculinos, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 49.56; 5 km juvenis femininos, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 25.54; 10 km veteranos absolutos masculinos, José Magalhães (AC Alfenense), 51.24; 5 km veteranos absolutos femininos, Anabela Moreira (CD Quarteira), 27.13. Torneio Nacional Marchador Jovem «Raquel Carvalho»: 3 km infantis masculinos, Filipe Beira (CN Rio Maior), 16.12; 3 km infantis femininos, Carolina Costa (CO Pechão), 17.16; 4 km iniciados masculinos, Hélder Santos Leitão (CA Baixa da Banheira), 19.41; 4 km iniciados femininos, Catarina Marques (CD Quarteira), 22.00.

19 e 20 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Pista Coberta da ANDDI, Braga. 19/2, 1500 m absolutos masculinos: 1.º, Ivo Ferreira (APD Amadora), 7.52,81; 2.º, José Maltez (C Gaia), 8.06,19; 3.º, Jacinto Ribeiro (C Gaia), 8.59,57 (4 participantes). 1500 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 10.11.51; 2.ª, Adelaide Mata (APP Santarém), 11.02,41; 3.ª, Cátia Machado (APD Amadora), 11.40,26 (4 participantes). Outros vencedores: 1000 m masculinos, André Timóteo (APD Amadora), 6.36,73; 1000 m femininos, Susana Castro (APERCI Mafra), 7.24,39.

26 e 27 de Fevereiro, 22.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Pombal. 276/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.53,51; 2.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 21.11,78; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.19,30 (10 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 12.28,70; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 12.46,24; 3.ª, Sofia Avoila (AD Samouquense), 13.49,91 (11 participantes).

14 e 15 de Maio, FADU - Campeonatos Nacionais Universitários - Pista, Lisboa (U). 15/5, 10.000 m masculinos: 1.º, Luís Lopes (AEESD Rio Maior), 46.53,0; 2.º, Cristiano António (IP Leiria), 47.36,0; 3.º, Nuno Valente (AAU Aveiro), 49.36,0 (4 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Maria João Brito (AAU Aveiro), 1.12.00,0; 2.ª, Vera Simões (AAU Beira Interior), 1.21.32,0 (2 participantes).

10 e 11 de Junho, Campeonatos Nacionais Individuais FPDD - Leiria. 10/6, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (APD Amadora), 23.55,7; 2.º Ivo Ferreira (APD Amadora), 27.12,3; 3.º, Fernando Silva (APD Amadora), 33.54,3 (4 participantes). 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 21.05,9; 2.ª, Cátia Machado (APD Amadora), 22.40,5 (2 participantes). Outros vencedores: femininos, 1500 m, Adaptado T22: Cátia Condinho (APPACDM Setúbal), 11.34,79; S. Down T21: Helena Soares (AICIA Arouca), 13.21,53.

10 e 11 de Junho, Campeonatos Nacionais de Veteranos (ANAV) de Pista, Luso. 10/6, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 22.54,53 (1.º M40); 2.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 25.21,71 (2.º M40), 3.º, Carlos Carmino (individual), 26.27,31 (1.º M50) – 7 participantes. 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Sandra Silva (GRECAS), 25.56,12 (1.ª W35); 2.ª, Anabela Moreira (CD Quarteira), 25.50,70 (1.ª W40); 3.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 29.28,21 (1.ª W55) – 3 participantes.

18 e 19 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Pombal (org.: FPA). 18/6, 5000 m masculinos: 1.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 22.58,32; 3.º, João Martins (CA Ferreira do Zêzere), 23.39,22; 3.º, Hélder Santos Leitão (CA Baixa da Banheira), 23.54,65 (23 participantes). 3000 femininos: 1.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 25.33,39; 2.ª, Filipa Ferreira (NDE Tomás Cabreira), 25.41,43; 3.ª, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 26.40,77 (19 participantes).

25 e 26 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Abrantes. 25/6, 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 22.19,97; 2.º, Augusto Cardoso (ADRE Palhaça), 23.03,85; 3.º, Cristiano António (GA Fátima), 26.58,12 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Fernanda Santos (A20km Almeirim), 16.24,01; 2.ª, Ana Marta Mendes (UD Zona Alta), 16.59,45; 3.ª, Mariana Mota (ADR Águas Belas), 17.49,22 (7 participantes).

25 e 26 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Lisboa (U). 25/6, 5000 m masculinos: 1.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 22.00,10; 2.º, Pedro Marcelo Santos (CIA Ilha Azul), 22.54,20; 3.º, Nuno Santos (CF «Os Belenenses»), 23.41,56 (5 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 12.56,97; 2.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 14.35,86; 3.ª, Maribel Gonçalves (GD Estreito), 15.09,74 (7 participantes).

25 e 26 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Lisboa (U). 25/6, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 21.13,57; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.48,65; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 22.14,69 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 13.25,82; 2.ª, Sandra Monteiro (SL Benfica), 14.39,50; 3.ª, Sandra Silva (GRECAS), 15.16,32 (8 participantes).

25 e 26 de Junho, Campeonatos Nacionais de Pista do Inatel, Luso. Seniores, 25/6, 3000 m femininos: 1.ª, Carla Carvalhal (GDRC Ponterrolense), 21.59,80 (1 participante); 26/6, 5000 m femininos: 1.ª, Carla Carvalhal (GDRC Ponterrolense), 37.22,11 (1 participante). Veteranos, 25/6, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Carlos Paiva (GDRC Ponterrolense), 25.45,07 (1.º M40); 2.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 27.55,93 (1.º M50); 3.º, Auspício Fernandes (Santander), 35.43,17 (1.º M65) – 4 participantes. 3000 m femininos: 1.ª, Teresa Mendes (CluVe), 20.11,70 (1 participante). Veteranos, 26/6, 10.000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (GDRC Ponterrolense), 50.39,68 (1.º M40); 2.º, Carlos Paiva (GDRC Ponterrolense), 55.04,39 (2.º M40); 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 59.43,37 (1.º M50) – 4 participantes. 5000 m femininos: 1.ª, Teresa Mendes (CluVe), 35.22,33 (1 participante).

2 e 3 de Julho, Campeonatos Nacionais de Sub-23, Guimarães (org.: FPA). 2/7: 10.000 m masculinos: 1.º, Luís Lopes (Gira Sol/RC), 46.06,67; 2.º, Samuel Pereira (UA Guarda), 46.09,07; 3.º, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), 47.03,94 (9 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 49.49,43; 2.ª, Sandra Monteiro (SL Benfica), 50.17,40; 3.ª, Nádia Cancela (C Benfica de Paredes), 54.33,66 (6 participantes).

9 e 10 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Lisboa (U) (org.: FPA). 9/7: 10.000 m masculinos: 1.º, Samuel Pereira (UA Guarda), 45.58,38; 2.º, Pedro Santos (CP Corroios), 48.41,79; 3.º, João Martins (CA Ferreira do Zêzere), 49.05,96 (10 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Sandra Monteiro (SL Benfica), 51.01,43; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 54.26,18; 3.ª, Filipa Ferreira (NDE Tomás Cabreira), 55.50,59 (12 participantes).

30 e 31 de Julho, Campeonatos de Portugal, Lisboa (U) (org.: FPA). 30/7, 10.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 39.44,91 (recorde nacional); 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 42.30,48; 3.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 46.14,78 (8 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 43.59,08; 2.ª, Susana Feitor (Individual/Santarém), 44.13,33; 3.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 45.55,90 (7 participantes).


Principais eventos (entre outros)

8 de Janeiro, IV Grande Prémio de Montemor-o-Velho (org.: ADA Coimbra), 78 participantes de 23 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 1.26.44; 2.º, António Pereira (individual/Porto), 1.28.46; 3.º, Luís Gil (CS Marítimo), 1.31.55 (9 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Marisa Soares Pereira (Gira Sol/RC), 55.04; 2.ª, Joana Monteiro (AC Vermoil), 56.37; 3.ª, Nádia Cancela (C Benfica de Paredes), 58.40 (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 29 pontos; 2.º, ADR Águas Belas, 49; 3.º, AC Vermoil, 48.

23 de Janeiro, «London Indoor Games», pista coberta, Lee Valley, Inglaterra. 3000 m masculinos: 1.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 13.57,71 (18 participantes).

5 de Fevereiro, V Légua «Cidade de Lourosa» - Troféu Maria Fernandes (org.: GD Lourocoop). 15 km absolutos masculinos: 1.º, Luís Gil (CS Marítimo), 1.05.57; 2.º, Augusto Cardoso (ADRE Palhaça), 1.09.37; 3.º, Cristiano António (GA Fátima), 1.12.14 (6 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Sandra Silva (GRECAS), 54.17; 2.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 54,56; 3.ª, Marisa Pereira (Gira Sol/RC), 55.10 (7 participantes).

5 de Fevereiro, II Campeonatos da Extremadura / II Troféu «Ciudad de Llerena», Llerena, Espanha. 10 km masculinos: 1.º, Álvaro Martín Uriol (Playas de Castellón), 44.03 (...) 4.º, Nuno Santos (CF «Os Belenenses»), 47.57; 12.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 53.06; 15.º, Paulo Ramos (CA Galinheiras), 1.01.21; 16.º, José Bom (Linda-a-Pastora), 1.29.43 (...) Paulo Afonso (CA Galinheiras), desclassificado (20 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 46.18 (...) 7.ª, Maria Orlete Mendes (CA Galinheiras), 1.10.16 (9 participantes).

12 de Fevereiro, VI Grande Prémio de Marcha de Pechão (org.: CO Pechão e AA Algarve), 81 participantes de 12 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Jorge Costa (CO Pechão), 22.00 (1.º veterano); 2.º, Leonardo Toro (Atletismo Badajoz, Espanha), 22.26 (2.º veterano); 3.º, Fábio Conceição (A Onda Sólida - Tavira), 25.34 (1.º júnior) (12 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Anabela Moreira (CD Quarteira), 27.28 (1.ª veterana); 2.ª, Filipa Ferreira (NDE Tomás Cabreira), 27.40 (1.ª juvenil); 3.ª, Ouisal Khanfoudi (CO Pechão), 29.55 (2.ª juvenil) – 12 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CD Quarteira, 85 pontos; 2.º, CO Pechão, 77; 3.º, NAE Tomás Cabreira, 20.

5 de Março, IAAF Race Walking Challenge / Circuito Internacional de Marcha, Chihuahua, México. 20 km masculinos: 1.º, Eder Sánchez (Estado de México), 1.22.15 (...) 11.º, João Vieira (Portugal), 1.25.48 (40 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.34.10; 2.ª, Vera Santos (Portugal), 1.35.17; 3.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.35.24 (27 participantes).

12 de Março, Torneio «Hélder Oliveira» - Faro (org.: AA Algarve). 5000 m masculinos: 1.º, Jorge Costa (CO Pechão), 25.17,30 (1.º veterano); 2.º, Fábio Conceição (A Onda Sólida - Tavira), 25.18,46 (1.º júnior); 3.º, Grigore Navin (NDE Tomás Cabreira), 27.11,49 (1.º juvenil) – 6 participantes. 5000 m femininos: 1.ª, Anabela Moreira (CD Quarteira), 27.13,27 (1.ª veterana); 2.ª, Ana M. Guerreiro (CO Pechão), 30.53,36 (1.ª júnior); 3.ª, Catarina Conceição (A Onda Sólida - Tavira), 31.42,39 (1.ª juvenil) – 5 participantes.

20 de Março, Lugano Trophy - Memorial Mario Albisetti, Lugano, Suíça. 20 km masculinos: 1.º, Zhen Wang (China), 1.18.37 (...) Sérgio Vieira (CN Rio Maior/Portugal), desistente (73 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Hong Liu (China), 1.29.29 (...) 4.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão/Portugal), 1.31.08 (40 participantes).

26 de Março, XXX Dudinska 50, Dudince, Eslováquia, 50 km masculinos: 1.º, Matej Tóth (Eslováquia), 3.39.46 (...) António Pereira (Portugal), desclassificado (67 participantes).

2 de Abril, VIII Légua de Marcha de Ferreira do Zêzere (org.: CMFZ e CAFZ), 53 participantes de 13 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.21; 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 22.29; 3.º, Cristiano António (GA Fátima), 22.48 (18 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 21.41; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 26.13 (1.ª juvenil); 3.ª, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 27.21 (2.ª juvenil) – 12 participantes. Classificação coletiva: 1.º, CN Rio Maior, 86 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 45; 3.º, JD Almansor, 28.

9 de Abril, XX Grande Prémio Internacional de Rio Maior / Challenge IAAF (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 210 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Valeriy Borchin (Rússia), 1.18.55; 2.º, Stanislav Emelyanov (Rússia), 1.19.33; 3.º, Eder Sánchez (México), 1.19.36 (50 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Olga Kaniskina (Rússia), 1.28.35; 2.ª, Beatriz Pascual (Espanha), 1.28.51; 3.ª, Vera Santos (Sporting CP/Portugal), 1.29.55 (26 participantes).

16 de Abril, II Grande Prémio de Marcha de Mira (org.: ASC Valeirinha), 52 participantes de 14 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 20.42; 2.º, António Pereira (individual/Porto), 21.32; 3.º, Augusto Cardoso (ADRE Palhaça), 21.12 (18 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 26.39; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 27.14 (1.ª juvenil); 3.ª, Elisabete Pinho (C Spiridon de Gaia), 28.46 (10 participantes). Classificação colectiva: 1.º, AC Alfenense, 22 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 19; 3.º, GA Casais do Vento, 19.

1 de Maio, 54.ª Marcha Internacional Sesto San Giovanni /Challenge IAAF - Sesto San Giovanni, Itália. 20 km masculinos: 1.º, Valeriy Borchin (Rússia), 1.19.43 (...) 9.º, João Vieira (Portugal), 1.23.58 (51 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Olga Kaniskina (Rússia), 1.29.32 (...) 3.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.30.29; 4.ª, Vera Santos (Portugal), 1.31.42; (...) 8.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.34.03 (35 participantes).

7 de Maio, Taça FPA de Marcha Atlética em Pista, Faro (org.: FPA). 20.000 m seniores masculinos: 1.º, Recep Celik (Turquia), 1.23.46,9; 2.º, António Pereira (individual/Porto), 1.26.45,6; 3.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 1.32.30,0 (10 participantes). 10.000 m seniores femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 48.00,6; 2.ª, Daniela Cardoso (AC Vermoil), 51.55,0; 3.ª, Anabela Moreira (CD Quarteira), 56.49,4 (5 participantes). Vencedores de outros escalões: juniores, 10.000 m, masculinos, Samuel Pereira (UA Guarda), 45.01,2, e, femininos, Sandra Monteiro (SL Benfica), 51.57,1; juvenis, 5000 m, masculinos, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 22.58,33, e, femininos, Filipa Ferreira (NDE Tomás Cabreira), 26.04,27. Vencedores coletivos: masculinos, CN Rio Maior, 21 pontos (4 equipas classificadas); femininos, CO Pechão, 28 pontos (5 equipas classificadas).

4 e 5 de Junho, XIX Torneio Nacional Olímpico Jovem, Leiria (org.: FPA). 4/6, 5000 m Juvenis masculinos (A+B): 1.º, Miguel Carvalho (Santarém), 23.46,52; 2.º, Grigori Navin (Algarve), 25.37,56; 3.º, André Salgueiro (Leiria), 25.58,24 (15 participantes). 5000 m juvenis femininos (A+B): 1.ª, Filipa Ferreira (Algarve), 25.58,89; 2.ª, Mara Ribeiro (Santarém), 26.24,11; 3.ª, Elisabete Pinho (Porto), 28.04,50 (14 participantes).

5 de Junho, Campeonatos da Suíça de 20 km marcha, La Tour-de-Peilz, Suíça. 20 km masculinos: 1.º, Luís Correia (Portugal), 1.39.37 (extracampeonato) – 12 participantes.

8 de Junho, Torneio «Jorge Costa», Faro (org.: AA Algarve). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Jorge Costa (CO Pechão), 24.09,96 (1.º veterano); 2.º, Grigore Navin (NDE Tomás Cabreira), 24.11,74 (1.º juvenil); 3.º, Nilson Tavares (CD Quarteira), 25.55,38 (1.º júnior) – 9 participantes. 3000 m absolutos femininos (p1+p5): 1.ª, Filipa Ferreira (NDE Tomás Cabreira), 14.53,95; 2.ª, Anabela Moreira (CD Quarteira), 15.44,55 (1.ª veterana); 3.ª, Catarina Marques (CD Quarteira), 15.59,69 (1.ª iniciada) – 19 participantes.

12 de Junho, Meeting de Abrantes (org.: AA Santarém). 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 21.06,70; 2.º, Cristiano António (GA Fátima), 23.29,00; 3.º, Ricardo Fernandes (Juventude Vidigalense), 25.39,56 (5 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 22.00,57; 2.ª, Sandra Monteiro (SL Benfica), 25.19,37; 3.ª, Liliana Martins (GC Amizade nas Donas), 26.29,48 (5 participantes).

6 e 7 de Agosto, Campeonato de Espanha de Atletismo, Málaga, Espanha. 6/8, 10.000 m femininos: 1.ª, Julia Takács (OHL), 44.05,41 (...) 4.ª, Vera Santos (Portugal), 46.39,73 (extracampeonato) – 12 participantes.

4 de Setembro, Campeonatos da Suíça de 50 km marcha, Monthey, Suíça. 50 km masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 4.50.06 (7 participantes).

10 de Setembro, Campeonatos de Vaudois - Lausanne, Suíça. 10.000 m masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 48.38,6 (8 participantes).

17 de Setembro, XIX Challenge Mundial de Marcha IAAF, Corunha, Espanha. 10 km masculinos: 1.º, Valeriy Borchin (Rússia), 38.43; 2.º, Zhen Wang (China), 38.50; 3.º, Yafei Chu (China), 39.07; 4.º, João Vieira (Portugal), 39.10 (21 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Olga Kaniskina (Rússia), 42.39; 2.ª, Hong Liu (China), 42.57; 3.ª, Melanie Seeger (Alemanha), 43.09; 4.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 43.15; 5.ª, Susana Feitor (Portugal), 43.40 (...) 9.ª, Inês Henriques (Portugal), 44.28 (...) 13.ª, Vera Santos (Portugal), 45.58 (24 participantes).

24 de Setembro, Naumburg Grand Prix, Naumburg, Alemanha. 20 km femininos: 1.ª, Melanie Seeger (Alemanha), 1.29.20; 2.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.30.40 (11 participantes).

25 de Setembro, Campeonatos da Suíça de 35 km / 10 km marcha, Echallens, Suíça. 10 km masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 47.25 (9 participantes).

22 de Outubro, VIII Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GDS Domingos), 190 participantes de 34 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 21.29; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.51; 3.º, Samuel Pereira (CA Seia), 22.22 (1.º júnior) – 19 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.17; 2.ª, Tânia Spindler (BM&F/Bovespa, Brasil), 24.42; 3.ª, Sofia Avoila (AD Samouquense), 25.31 (10 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CD Quarteira, 96 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 68; 3.º, CA Galinheiras, 59.

22 de Outubro, «Winter Race Walking League» - race 1, Bexley, Inglaterra. 5 km masculinos: 1.º, Cameron Corbishley (Medway&Maidstone AC, sub-17), 23.41; 2.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 24.23 (15 participantes).

29 de Outubro, XII G. Prémio de Alvaiázere, X Légua (org.: GACV e Jornal O Alvaiazerense), 127 participantes de 30 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 21.37; 2.º, Augusto Cardoso (ADRE Palhaça), 21.38 (1.º veterano M40); 3.º, Leonardo Toro (CA Extremadura, Espanha), 22.07 (25 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Tânia Spindler (BM&F/Bovespa, Brasil), 25.07; 2.ª, Daniela Cardoso (NDA Pombal), 26.19; 3.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 26.37 (1.ª veterana W35) – 16 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CA Extremadura/Espanha, 96 pontos; 2.º, CA Baixa da Banheira, 53; 3.º, AC Alfenense, 48.

19 de Novembro, XIX G. Prémio das Galinheiras, XI Légua, Pista da Alta de Lisboa (org.: CA Galinheiras), 156 participantes de 31 clubes (vários escalões). 5000m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.21,9; 2.º, Leonardo Toro (CA Extremadura, Espanha), 21.23,0; 3.º, Samuel Pereira (CA Seia), 21.32,7 (1.º júnior) – 35 participantes. 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Tânia Spindler (BM&F/Bovespa, Brasil), 23.37,6; 2.ª, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 25.48,4 (1.ª juvenil); 3.ª, Ana Raquel Marques (JO Monte Abraão), 26.17,1 (18 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 80 pontos; 2.º, MGBOOS Qt.ª do Conde, 65; 3.º, CD Quarteira, 62.

3 de Dezembro, XII G.Prémio de Celorico da Beira «Memorial Carlos Amaral» (org.: AA Guarda e CMCB), 62 participantes de 15 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, António Pereira (GD Baguim do Monte), 44.21; 2.º, Augusto Cardoso (ADRE Palhaça), 44.22; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 44.55 (10 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 51.55; 2.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 54.55 (2 participantes). Classificação colectiva: 1.º, MGBOOS Qt.ª do Conde, 105 pontos; 2.º, GD Lourocoop, 81; 3.º, AC Alfenense, 49 (3 clubes classificados).

18 de Dezembro, Grande Prémio de Natal de Marcha, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa), 45 participantes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.59; 2.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 20.08; 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.05 (15 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 22.09; 2.ª, Vera Santos (Sporting CP), 22.53; 3.ª, Ana Raquel Marques (JO Monte Abraão), 28.54 (6 participantes).


ESTATÍSTICA 2011

Recordes nacionais batidos e vigentes no final de 2011

Masculinos
Seniores, 10.000 m, João Vieira (Sporting CP), 39.44,91 (Lisboa-U, 30/7/2011)

Identificação das imagens: capa do livro de apresentação da Taça da Europa de Marcha em Olhão, fase da prova de 20 km femininos e elementos pontuáveis da equipa nacional (Ana Cabecinha, Inês Henriques e Susana Feitor), vários campeões nacionais, alguns deles internacionais (Jorge Costa, João Vieira, Inês Henriques, Miguel Carvalho, Luís Lopes, Samuel Pereira, Luís Silva, Nádia Cancela, Sandra Monteiro, Mara Ribeiro e Daniela Cardoso) e a representação portuguesa nos mundiais de Daegu (Susana Feitor, Ana Cabecinha, Inês Henriques e João Vieira).