|
Principais protagonistas e eventos nacionais e internacionais em 2012. Imagens: Philipp Pohle-Hagen Pohle/RaceWalk Pictures, Emmanuel Tardi, fb Susana Feitor, fb Nuno Paulo, Atletismo Magazine, Manxo Teixeiro Jarsia, Carlos Vidigal, SL Benfica e Revista Atletismo. Montagem: O Marchador |
Chegou a ser considerado acontecimento nacional do ano na marcha atlética portuguesa: Susana Feitor não foi incluída na missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Desde a primeira participação olímpica nos Jogos de Barcelona, em 1992, Susana Feitor esteve presente sucessivamente em todas as edições dos Jogos de Verão até Pequim-2008. Tendo mínimos para 2012, encontrava-se na mesma situação que as três outras atletas que compunham o superquarteto português da marcha: Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos.
Desde 2004 (Atenas), Portugal tinha sistematicamente quatro atletas para três lugares na prova feminina da marcha dos Jogos Olímpicos (a única, de 20 km). Primeiro, com o trio de Rio Maior e Maribel Gonçalves; depois, sem Maribel e com Ana Cabecinha. Tanto em 2004 como em 2008, uma dessas atletas teve de ficar de fora, tal como foi acontecendo durante esse período (e mais alguns anos a seguir) em campeonatos do mundo ou da Europa de atletismo, onde imperava (e impera) o limite de três atletas por prova no que à marcha diz respeito. Aliás, já em 2010, Susana Feitor não tinha sido seleccionada para os europeus de Barcelona. Em 2012, a «fava» voltou a sair a Susana Feitor, preterida no momento da escolha de quem iria representar Portugal nos 20 km marcha femininos dos Jogos de Londres.
Dessa forma, a mais credenciada marchadora portuguesa ficava impedida de concretizar o que para Portugal seria uma inédita sexta participação em Jogos Olímpicos. Nesse ano, o velejador João Rodrigues conseguiria esse feito, ao carimbar a participação nos seus sextos Jogos Olímpicos (haveria de ter ainda uma sétima presença em 2016, no Rio de Janeiro). De certa forma, Susana era vítima do crescimento que ela própria ajudou a proporcionar à marcha atlética portuguesa, por via da qualidade dos resultados obtidos nos mais importantes palcos mundiais do atletismo e da marcha. Vinte e três anos depois da primeira experiência internacional, nos europeus de juniores de Varazdin, em 1989, Susana continuava a fazer mínimos olímpicos, mas já não tinha lugar na selecção para os Jogos, onde o seleccionador nacional considerava deverem participar outras especialistas, em função de avaliação com base em critérios estabelecidos.
A participação das três portuguesas nos Jogos de Londres acabou por atingir nível muito elevado, com a Ana Cabecinha a terminar no nono lugar, Inês Henriques no 15º e Vera Santos, menos bem, na 49.ª posição. Anos mais tarde, o conhecido caso da dopagem de atletas da Rússia levou à desclassificação de Elena Lashmanova (1.ª), Olga Kaniskina (2.ª) e Anisya Kirdyapkina (5.ª), o que permitiu às portuguesas subir na classificação. Ana passou, assim, de nona a sexta classificada, Inês ascendeu do 15.º ao 12.º posto e Vera subiu de 49.ª a 45.ª, beneficiando ainda da desclassificação também posterior de outra atleta.
No sector masculino, João Vieira foi 11.º nos 20 km (1.20.41) e Pedro Isidro foi 40.º nos 50 km (3.58.59), promovido depois a 37.º por desclassificação dos três russos que terminaram à sua frente.
A restante época internacional tinha já sido marcada pelo excelente terceiro lugar de Portugal nos 20 km femininos da Taça do Mundo de Saransk, a 12 e 13 de Maio. Depois da vitória em Chihuahua, dois anos antes, a selecção nacional feminina voltou aos lugares do pódio da taça do mundo (atrás de Espanha e China), desta vez graças ao sétimo lugar de Ana Cabecinha (1.31.42), ao oitavo de Inês Henriques (1.31.43) e ao 14.º de Vera Santos (1.33.08), tendo ainda Susana Feitor terminado no 62.º lugar (1.42.48). De notar que a Rússia foi inicialmente dada como vencedora, mas as ulteriores desclassificações (ainda o processo da dopagem, nos anos seguintes) de Olga Kaniskina (2.ª) e de Anisya Kirdyapkina (6.ª) desfizeram a equipa russa, permitindo a subida de um lugar de todas as restantes formações.
Nas outras provas de Saransk, João Vieira foi 14.º nos 20 km masculinos (1.22.11), enquanto Sérgio Vieira desistiu; nos 50 km, Pedro Isidro foi o melhor português (24.º, 3.58.00), com Dionísio Ventura a ser 43.º (4.10.27) e Luís Gil, 45.º (4.11.47), ainda as desistências de Pedro Martins e Augusto Cardoso, ficando Portugal no sétimo lugar colectivo, com 112 pontos. Desde a primeira presença de Portugal nas taças do mundo de marcha (1987, Nova Iorque), esta foi a primeira vez que Portugal não conseguiu apresentar equipa nos 20 km masculinos, resumindo-se a representação a dois atletas para a classificação individual, sendo de três a composição mínima para a vertente colectiva.
Nos 10 km dos juniores, Miguel Carvalho foi 37.º (45.16), Samuel Pereira, 41.º (45.49) e Bruno Pedro, 48.º (46.47), levando Portugal ao 16.º lugar com 78 pontos; nos femininos, a melhor portuguesa foi Mara Ribeiro (38.ª, 53.02), à frente de Filipa Ferreira (41.ª, 53.32), ambas levando a equipa também ao 16.º lugar, com 79 pontos.
Nas provas do Challenge Mundial de Marcha, Ana Cabecinha e Inês Henriques foram as portuguesas em maior evidência. A algarvia foi segunda em Rio Maior e na final do circuito, em Erdos (China); a rio-maiorense venceu em Chihuahua (México, onde Daniela Cardoso foi 13.ª), foi terceira em Rio Maior e oitava em Erdos.
Nos mais novos, Barcelona acolheu os mundiais de juniores, em 14.ª edição. Nos 10 mil metros femininos, Filipa Ferreira foi 27.ª (50.29,00) e Mara Ribeiro terminou na 33.ª posição (53.31,29), no fecho de uma época em que a jovem marchadora de Faro foi uma das portadoras portuguesas do facho olímpico, em Inglaterra, nos dias que precederam a abertura dos Jogos de Londres. Na prova masculina, também de 10 mil metros, Samuel Pereira foi o único português presente, concluindo as 25 voltas à pista no 29.º lugar, com 45.06,34 m.
Entre os veteranos, no ano em que passou ao escalão W60, Maria Alice Fernandes juntou duas medalhas ao extraordinário expositor que deve ter em casa, desta vez vencendo as provas de 5000 metros (29.18,04) e de 10 km (59.30) dos XVIII Campeonatos da Europa de Veteranos de Pista, levados a efeito em conjunto por Polónia e República Checa, de 16 a 25 de Agosto.
Por sua vez, os marchadores com deficiência brilharam de novo em grandes competições internacionais da sua área desportiva. Nos Mundiais IAADS de Atletismo (Angra do Heroísmo, 15 a 21 de Maio), recordes mundiais nos 1500 m marcha para Bruno Leitão (10.34,57) e Maria João Silva (11.41,46), tendo a prova feminina registado ainda o segundo lugar de Helena Soares (12.15,85). Na vertente dos atletas com mosaico, Francisco Gouveia ganhou os 800 m masculinos (6.24,49) e Maria João Silva triunfou nos femininos (6.02,08), ambos também com recordes mundiais e de novo com Helena Soares a ser segunda na prova feminina (6.08,23).
Um mês mais tarde, de 15 a 17 de Junho, nos Campeonatos da Europa de Atletismo INAS, em Gavle (Suécia), vitórias de Pedro Isidro nos 5000 m masculinos (20.49,68) e de Ana Oliveira nos 3000 m femininos (35.07,78), tendo Ivo Ferreira sido segundo nos rapazes (23.55,75).
No âmbito nacional, a temporada foi marcada por uma inovação anunciada no ano anterior: a organização conjunta dos campeonatos de estrada para masculinos (50 km), traduzida na alternância de acolhimento da prova (um ano em Espanha, outro ano em Portugal). Nesta primeira experiência, Pontevedra (Espanha) foi o palco da junção, com os atletas portugueses a deslocarem-se à cidade galega para competir sobre a referida distância. Numa primeira análise, Portugal poderia ser o país com maiores vantagens neste procedimento, quanto mais não fosse por poder resultar na oportunidade oferecida aos poucos especialistas portugueses na distância olímpica mais longa da marcha atlética de competir com grande número de atletas (espanhóis) com elevada qualidade. Além disso, a capacidade organizativa do lado espanhol era habitualmente mais desenvolvida do que a dos portugueses, o que poderia resultar em experiências enriquecedoras para o lado luso.
E logo neste último domínio (capacidade organizativa), Portugal revelou evidente fraqueza, traduzida na forma como a Federação Portuguesa de Atletismo não compreendeu qual deveria ser o seu papel no processo no primeiro ano em que a prova teria lugar em Espanha. Deixando os procedimentos organizativos totalmente em mãos espanholas, esqueceu-se de que deveria acompanhar o lado português na preparação da participação nos campeonatos em Espanha, numa mistura de desinteresse e de falta de sentido organizativo. Uma das manifestações dessa visão (ou falta dela) ficou espelhada na desatenção aos clubes e aos atletas que poderiam ter interesse em participar na prova de Pontevedra, fosse por não articular soluções logísticas de transporte ou alojamento fosse por não sentir sequer a necessidade (ou o dever) de se inteirar de quem seriam os participantes portugueses e das necessidades que pudessem ter nesta nova realidade de disputar campeonatos nacionais fora de fronteiras. Não acautelando eventuais dificuldades, a FPA deixou atletas e clubes por sua conta, arriscando o completo fiasco da participação portuguesa, que só não aconteceu dado o empenho e o zelo desses mesmos clubes e atletas.
Não obstante, a presença portuguesa nestes campeonatos conjuntos (apenas nos 50 km masculinos) acabou por apresentar saldo positivo, graças à excelência do resultado obtido por João Vieira, vencedor com novo recorde nacional de 3.45.17 h. A marca superava por dois minutos e 55 segundos o anterior recorde de António Pereira registado nos Jogos Olímpicos de Pequim (22/8/2008), com 3.48.12 h. António Pereira também esteve em prova, cortou a meta mas seria depois desclassificado. João Vieira esteve sempre bem colocado, começando por acompanhar o pelotão de atletas guatemaltecos extracampeonato e do espanhol Jesús García. Depois da primeira légua, o andamento foi-se espevitando e, cerca dos 15 quilómetros, dois atletas da Guatemala, Erick Barrondo e Jaime Quiyuch, adiantaram-se aos colegas de prova, ganhando uma vantagem que aos 20 quilómetros já rondava os 40 segundos.
João Vieira e Jesús García mantinham a perseguição e à entrada na segunda metade da prova começava a tornar-se evidente que o português tinha o recorde nacional como ponto de mira. Na fase decisiva da competição, Erick Barrondo caminhou decidido para a vitória, enquanto João Vieira se isolava de García Bragado para superar de forma clara o recorde nacional, mercê de uma fase final que deixou o sportinguista a escassos 70 metros do vencedor.
Para o lado espanhol, a presença portuguesa foi um enriquecimento dos campeonatos, sobretudo pelo desempenho de João Vieira (mas não só); para o lado português, a visita a Pontevedra saldou-se também em bons resultados de outros atletas: Pedro Martins, aos 44 anos, foi o segundo português com quase cinco minutos melhor do que um ano antes na Batalha; Luís Gil retirou mais de três minutos a um recorde pessoal que contava já oito anos (de 4.11.09, em Beja-2004, para 4.07.46).
Nos mais jovens, os campeonatos nacionais foram generosos na distribuição de títulos. Miguel Carvalho (CN Rio Maior) e Nádia Cancela (ACR Senhora do Desterro) impuseram-se nos nacionais de juniores de pista coberta (Pombal, 21 de Janeiro). O mesmo Miguel Carvalho voltaria a triunfar na pista coberta, duas semanas depois, mas para sub-23, desta vez com Daniela Cardoso (NDA Pombal) a vencer no sector feminino. Nos dois campeonatos, os pódios masculinos tiveram exactamente a mesma composição, com Samuel Pereira (CA Seia) e Bruno Pedro (GA Casais do Vento) nos segundos e terceiros lugares. Já os nacionais de juniores em pista ao ar livre (Luso, 23 de Junho) trouxeram mudanças em relação à época de Inverno (pista coberta), com Samuel Pereira a impor-se a Miguel Carvalho e Filipa Ferreira (CO Pechão) a fazer o mesmo a Nádia Cancela, relegada agora para a terceira posição, atrás ainda de Mara Ribeiro (CN Rio Maior).
Nos Nacionais de Marcha em Estrada (Quarteira, 18/3), Luís Lopes (Gira Sol/RC) venceu os 20 km masculinos de sub-23, escalão em que Daniela Cardoso triunfou nos 20 km femininos; nos 10 km para juniores, vitórias para Samuel Pereira (CA Seia), nos masculinos, e Filipa Ferreira, nos femininos, ao passo nos juvenis venceram João Martins (CA Ferreira do Zêzere, 10 km) e Mara Ribeiro (CN Rio Maior, 5 km). Destes, apenas Mara Ribeiro repetiria o triunfo nos nacionais de juvenis em pista (Abrantes, 30/6, 3000 m), já que nos 5000 m masculinos a vitória foi para Grigore Navin (NDE Tomás Cabreira).
Por fim, os campeões absolutos ainda não referidos. João Vieira (Sporting CP) e Ana Cabecinha (CO Pechão) ganharam nos nacionais de pista coberta (Pombal, 18/2). Nos nacionais de estrada (Quarteira, 18/3), triunfos de Sérgio Vieira (SL Benfica) e de novo de Ana Cabecinha (CO Pechão), ambos em 20 km. Nos Campeonatos de Portugal (Lisboa, Estádio Universitário, 7/7), os títulos de campeão foram mais uma vez para João Vieira (Sporting CP) e Ana Cabecinha (CO Pechão), qualquer deles em 10 mil metros.
Concluído o ano de 2012, dois novos recordes nacionais marcaram o pecúlio de progresso das melhores marcas das diferentes distâncias por escalão. O mais sonante foi o já referido novo máximo de João Vieira nos 50 km, mas também Tânia Pires, da Juventude Vidigalense, entrou no galarim dos recordistas nacionais, ao tornar-se a primeira atleta infantil a baixar dos 11 minutos nos 2000 metros marcha femininos em pista coberta, registando em Pombal, a 8 de Dezembro, 10.59,2 m. O anterior melhor registo estava na posse de Daniela Godinho (ADR Águas Belas), que averbara 11.17,71 m também em Pombal, mas na Expocentro, a 27 de Janeiro de 2008.
Relação das provas mais importantes efetuadas em 2012
Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...
12 e 13 de Maio, IAAF Taça do Mundo de Marcha, Saransk, Rússia. 12/5, 20 km masculinos: 1.º, Zhen Wang (China), 1.19.13; 2.º, Andrey Ruzavin (Rússia), 1.20.37; 3.º, Eder Sánchez (México), 1.20.58 (...) 14.º, João Vieira (Portugal), 1.22.11 (...) Sérgio Vieira (Portugal), desistente (124 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 10 pontos; 2.º, Austrália, 53; 3.º, Índia, 59 (20 classificados). 10 km juniores masculinos: 1.º, Éider Arévalo (Colômbia), 41.17; 2.º, Alexander Ivanov (Rússia), 41.42; 3.º, Jesús Tadeo Vega (México), 41.56 (...) 37.º, Miguel Carvalho (Portugal), 45.16 (...) 41.º, Samuel Pereira (Portugal), 45.49 (...) 48.º, Bruno Pedro (Portugal), 46.47 (67 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 6 pontos; 2.º, Colômbia, 10; 3.º, China, 14 (...) 16.º, Portugal, 78 (22 classificados). 10 km juniores femininos: 1.ª, Sandra Lorena Arenas (Colômbia), 45.57; 2.ª, Alejandra Ortega (México), 46.00; 3.ª, Nadezhda Sergeyeva (Rússia), 46.02 (...) 38.ª, Mara Ribeiro (Portugal), 53.02 (...) 41.ª, Filipa Ferreira (Portugal), 53.32 (51 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Rússia, 7 pontos; 2.º, China, 15; 3.º, Ucrânia, 15 (...) 16.º, Portugal, 79 (17 classificados). 13/5, 50 km masculinos: 1.º, Jared Tallent (Austrália). 3.40.32; 2.º, Tianfeng Si (China), 3.43.05; 3.º, Christopher Linke (Alemanha), 3.47.33 (...) 24.º, Pedro Isidro (Portugal), 3.58.00 (...) 43.º, Dionísio Ventura (Portugal), 4.10.27 (...) 45.º, Luís Gil (Portugal), 4.11.47 (...) Pedro Martins (Portugal), desistente; Augusto Cardoso (Portugal), desistente (110 participantes). Classificação coletiva: 1.º, China, 28 pontos; 2.º, Ucrânia, 31; 3.º, México, 43 (...) 7.º, Portugal, 112 (10 classificados). 20 km femininos: 1.ª, Elena Lashmanova (Rússia), 1.27.38; 2.ª, María José Poves (Espanha), 1.29.10; 3.ª, Xiuzhi Lyu (China), 1.29.55 (...) 7.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.31.42; 8.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.31.43 (...) 14.ª, Vera Santos (Portugal), 1.33.08 (...) 62.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.42.48 (107 participantes). Classificação coletiva: 1.º, Espanha, 15 pontos; 2.º, China, 28; 3.º, Portugal, 29 (13 classificados).
15 a 21 de Maio, II IAADS Campeonato do Mundo de Atletismo, Angra do Heroísmo, Açores, Portugal. 18/5, 1500 m masculinos: 1.º, Bruno Leitão (Portugal), 10.34,57 (recorde do mundo); 2.º, Gabriele Festa (Itália), 10.58,69; 3.º, José Vivas (Venezuela), 11.32,94 (5 participantes). 15000 m femininos: 1.ª, Maria João Silva (Portugal), 11.41,46 (recorde do mundo); 2.ª, Helena Soares (Portugal), 12.15,85; 3.ª, Odalys Escalona (Venezuela), 12.40,61 (...) 5.ª, Milena Patrocínio (Portugal), 14.31,60 (9 participantes). 19/5, 800 m masculinos: 1.º, Gabriele Festa (Itália), 5.31,44 (recorde do mundo); 2.º, José Vivas (Venezuela), 5.39,18; 3.º, Jesús Sánchez (México), 5.39,33; 4.º, Bruno Leitão (Portugal), 5.39,73 (...) 6.º, Rui Sousa (Portugal), 6.15,42 (9 participantes). Mosaico: 1.º, Francisco Gouveia (Portugal), 6.24,49 (recorde do mundo) – 1 participante. 800 m femininos: 1.ª, Maria João Silva (Portugal), 6.02,08 (recorde do mundo); 2.ª, Helena Soares (Portugal), 6.08,23; 3.ª, Odalys Escalona (Venezuela), 6.20,57 (...) 5.ª, Milena Patrocínio (Portugal), 7.33,54 (10 participantes).
15 a 17 de Junho, VI Campeonatos da Europa de Atletismo INAS, Gavle, Suécia. 16/6: 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Isidro (Portugal), 20.49,68; 2.º, Ivo Ferreira (Portugal), 23.55,75 (2 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Ana Oliveira (Portugal), 35.07,78 (1 participante).
10 a 15 de Julho, XIV Campeonato do Mundo de Juniores (sub-20), Barcelona, Espanha. 11/7, 10.000 m femininos: 1.ª, Ekaterina Medvedeva (Rússia), 45.41,74; 2.ª, Nadezhda Sergeyeva (Rússia), 45.43,64; 3.ª, Sandra Lorena Arenas (Colômbia), 45.44,46 (...) 27.ª, Filipa Ferreira (Portugal), 50.29,00 (...) 33.ª, Mara Ribeiro (Portugal), 53.31,29 (38 participantes). 13/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Éider Arévalo (Colômbia), 40.09,74; 2.º, Guabyu Su (China), 40.16,87; 3.º, Takumi Saito (Japão), 40.19,10 (...) 29.º, Samuel Pereira (Portugal), 45.06,34 (40 participantes).
27 de Julho a 12 de Agosto, Atletismo nos Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra. 4/8, 20 km masculinos: 1.º, Ding Chen (China), 1.18.46; 2.º, Érick Barrondo (Guatemala), 1.18.57; 3.º, Zhen Wang (China), 1.19.25 (...) 11.º, João Vieira (Portugal), 1.20.41 (56 participantes). 11/8, 50 km masculinos: 1.º, Jared Tallent (Austrália), 3.36.53; 2.º, Tianfeng Si (China), 3.37.16; 3.º, Robert Heffernan (Irlanda), 3.37.54 (...) 37.º, Pedro Isidro (Portugal), 3.58.59; (...) João Vieira (Portugal), desistente (63 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Shijie Qieyang (China), 1.25.16; 2.ª, Hong Liu (China), 1.26.00; 3.ª, Xiuzhi Lyu (China), 1.27.10 (...) 6.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.28.03 (...) 12.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.29.54 (...) 45.ª, Vera Santos (Portugal), 1.35.51 (61 participantes).
16 a 25 de Agosto, XVIII Campeonatos da Europa de Veteranos de Pista, Zittau-Zgorzelec-Hrádek nad Nisou, Polónia e República Checa. 19/8, Zgorzelec, Polónia, 5000 m femininos, W45: 1.ª, Corinne Henchoz (Suíça), 27.39,01 (...) 11.ª, Teresa Mendes (Portugal), 34.07,16 (16 participantes); W60, 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 29.18,04 (15 participantes). 21/8, Hrádeck nad Nisou, República Checa, 10 km femininos, W45: 1.ª, Irina Kokorina (Rússia), 56.26 (...) 13.ª, Teresa Mendes (Portugal), 1.08.25 (15 participantes); W60, 1.ª, Maria Alice Fernandes (Portugal), 59.30 (16 participantes).
Campeonatos nacionais
21 e 22 de Janeiro, Campeonatos Nacionais de Juniores de Pista Coberta, Pombal. 21/1, 5000 m masculinos: 1.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 22.12,90; 2.º, Samuel Pereira (CA Seia), 22.19,62; 3.º, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), 22.36,31 (10 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Nádia Cancela (ACR Senhora do Desterro), 14.27,69; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 14.36,51; 3.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 14.58,81 (14 participantes).
4 e 5 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Esperanças / Sub-23 de Pista Coberta, Espinho. 4/2, 5000 m masculinos: 1.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 21.42,80; 2.º, Samuel Pereira (CA Seia), 21.45,80; 3.º, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), 22.01,61 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (NDA Pombal), 14.21,61; 2.ª, Sandra Monteiro (SL Benfica), 14.29,43; 3.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 14.38,82 (7 participantes).
4 e 5 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Pista Coberta p/Escalões da ANDDI, Braga. 4/2, 1500 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (APD Amadora), 7.02,89; 2.º, Ivo Ferreira (APD Amadora), 7.03,41; 3.º, José Maltez (C Gaia), 7.55,32 (1.º júnior) – 5 participantes. 1500 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 10.13,63; 2.ª, Adelaide Mata (APERCI Mafra), 11.15,61 (2 participantes).
11 e 12 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta - I Divisão, Pombal. 11/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.15,94; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.00,06; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.21,15 (8 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 12.47,38; 2.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 13.51,77; 3.ª, Sandra Monteiro (SL Benfica), 14.33,01 (7 participantes).
11 e 12 de Fevereiro, Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta - II Divisão, Pombal. 11/2, 5000 m masculinos: 1.º, José Silva (NA Cucujães), 23.12,47; 2.º, Eduardo Cardoso (CCD Ribeirão), 24.26,77; 3.º, André Carvalho (GDR Covas de Coina), 28.29,04 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Nádia Cancela (ACR Senhora do Desterro), 14.54,67; 2.ª, Marisa Paulino (CA Marinha Grande), 16.04,52; 3.ª, Áurea Araújo (GR Quinta da Lomba), 18.44,71 (5 participantes).
18 e 19 de Fevereiro, 23.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Pombal. 18/2, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.53,96; 2.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 20.51,13; 3.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.14,04 (11 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 12.34,00; 2.ª, Vera Santos (Sporting CP), 12.46,81; 3.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 14.01,01 (8 participantes).
4 de Março, XXVIII Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km, Pontevedra, Espanha. 50 km seniores masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 3.45.17 (recorde nacional); 2.º, Pedro Martins (CA Seia), 4.06.37; 3.º, Luís Gil (CS Marítimo), 4.07.46 (8 participantes). Campeonatos de Espanha: 20 km masculinos (...) 4.º, Samuel Pereira (CA Seia), 1.35.00 (extracampeonato).
18 de Março, Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada - 20 km / (...), Quarteira. 20 km seniores masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 1.25.24; 2.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 1.31.08; 3.º, Luís Lopes (Gira Sol/RC), 1.33.11 (1.º sub-23) – 13 participantes. 20 km seniores femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 1.29.53; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 1.30.55; 3.ª, Vera Santos (Sporting CP), 1.32.48 (12 participantes). Vencedores de outros escalões: 20 km sub-23 femininos, Daniela Cardoso (NDA Pombal), 1.45.54; 10 km juniores masculinos, Samuel Pereira (CA Seia), 44.32; 10 km juniores femininos, Filipa Ferreira (CO Pechão), 52.10; 10 km juvenis masculinos, João Martins (CA Ferreira do Zêzere), 47.39; 5 km juvenis femininos, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 25.56; 10 km veteranos absolutos masculinos, Pedro Martins (CA Seia), 45.38; 5 km veteranos absolutos femininos, Anabela Moreira (CD Quarteira), 27.15. Torneio Nacional Marchador Jovem: 3 km infantis masculinos, Ricardo Bernardino (MGBOOS), 16.07; 3 km infantis femininos, Mariana Tavares (CO Pechão), 17.33; 4 km iniciados masculinos, Tiago Epaminondas (CO Pechão), 20.19; 4 km iniciados femininos, Carolina Costa (CO Pechão), 21.51.
21 e 22 de Abril, FADU - Campeonatos Nacionais Universitários - Pista, Guimarães. 22/4, 10.000 m masculinos: 1.º, Nuno Valente (AAU Aveiro), 46.56,90; 2.º, Manuel Santos (IP Porto), 1.08.42,70; 3.º, Amaro Teixeira (AAU Beira Interior), 1.13.21,20 (5 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (IP Leiria), 51.10,00; 2.ª, Tânia Alves (IP Leiria), 1.06.47,00; 3.ª, Joana Fortuna (U Porto), 1.09.26,60 (6 participantes).
28 e 29 de Abril, Campeonatos Nacionais Individuais ANDDI, Luso. 28/4, 3000 m absolutos masculinos: 1.º, José Maltez (C Gaia), 17.55,17; 2.º, Fernando Silva (APD Amadora), 22.10,08; 3.º, Tiago Veloso (APD Amadora), 23.42,27 (3 participantes). 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Oliveira (C Gaia), 21.00,08; 2.ª, Maria Adelaide Mata (APPACDM), 24.56,00 (2 participantes). Outros vencedores: masculinos, 1500 m, adaptado: Paulo Simões (APPACDM), 12.41,25; S. Down: Bruno Leitão (APPACDMS), 10.56,35; femininos, 1500 m, adaptado: Ana Borgas (APPACDMS), 11.47,08; S. Down: Maria João Silva (SCM-MP), 11.52,49; masculinos, 400 m, adaptado: André Aveiro (APACDAA), 3.32,89; masculinos, 800 m, S. Down, Adolfo Vicente (APERCIMM), 8.52,34; femininos, S. Down, Maria João Silva (SCM-MP), 6.23,80.
2 e 3 de Junho, Campeonatos de Portugal ANDDI, Braga (org.: ANDDI e AA Braga). 5000 m masculinos: 1.º, Ivo Ferreira (APD Amadora), 23.42,69; 2.º, Pedro Isidro (APD Amadora), 23.46,09; 3.º, José Maltez (CDCVN Gaia), 32.43,43 (4 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Ana Oliveira (CDCVN Gaia), 37.52,65 (1 participante).
9 e 10 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Lisboa (U). 9/6, 5000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 20.27,86; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 20.58,34; 3.º, Luís Lopes (Gira Sol/RC), 21.51,68 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Vera Santos (Sporting CP), 12.58,36; 2.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 14.09,44; 3.ª, Liliana Martins (GC Amizade Donas), 14.09,75 (7 participantes).
9 e 10 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Lisboa (U). 9/6, 5000 m masculinos: 1.º, Samuel Pereira (CA Seia), 22.10,08; 2.º, Nuno Santos (CF «Os Belenenses»), 24.14,32; 3.º, Eduardo Cardoso (CCD Ribeirão), 25.50,14 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Nádia Cancela (ACR Senhora do Desterro), 14.46,20; 2.ª, Sandra Leitão (ADRE Palhaça), 15.07,81; 3.ª, Maribel Gonçalves (GD Estreito), 15.55,23 (5 participantes).
9 e 10 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Setúbal. 9/6, 5000 m masculinos: 1.º, José Silva (NA Cucujães), 23.28,49; 2.º, André Carvalho (GDR Covas de Coina), 29.07,17; 3.º, Manuel Soares (CD Póvoa), 37.04,67 (5 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 15.06,28; 2.ª, Elisabete Pinho (C Spiridon de Gaia), 16.25,28; 3.ª, Mariana Mota (ADR Águas Belas), 17.29,70 (6 participantes).
23 e 24 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Luso (org.: FPA). 23/6: 10.000 m masculinos: 1.º, Samuel Pereira (CA Seia), 44.20,37; 2.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 45.43,95; 3.º, Rui Coelho (CA Seia), 46.17,88 (11 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 50.24,88; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 50.45,40; 3.ª, Nádia Cancela (ACR Senhora do Desterro), 52.04,27 (14 participantes).
30 de Junho e 1 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Abrantes (org.: FPA). 30/6, 5000 m masculinos: 1.º, Grigore Navin (NDE Tomás Cabreira), 23.39,70; 2.º, Joaquim Rodrigues (AC Bunheirense), 23.46,69; 3.º, João Martins (CA Ferreira do Zêzere), 23.54,48 (20 participantes). 3000 femininos: 1.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 25.17,75; 2.ª, Edna Barros (CO Pechão), 26.27,27; 3.ª, Carolina Costa (CO Pechão), 26.47,97 (20 participantes).
7 e 8 de Julho, Campeonatos de Portugal, Lisboa (U) (org.: FPA). 7/7, 10.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (Sporting CP), 41.40,73; 2.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 42.17,04; 3.º, Dionísio Ventura (Ferreira Activa MA), 43.53,42 (9 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 43.37,91; 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 44.59,63; 3.ª, Vera Santos (Sporting CP), 45.04,72 (7 participantes).
7 e 8 de Julho, Campeonatos Nacionais de Pista do Inatel, Luso. 7/7, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (GDRC Ponterrolense), 25.52,16 (1.º M40); 2.º, Carlos Paiva (GDRC Ponterrolense), 26.12,94 (2.º M40); 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 27.04,19 (1.º M50) – 10 participantes. 3000 m femininos: 1.ª, Teresa Mendes (CluVe), 19.42,09 (1 participante). 8/7: 10.000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (GDRC Ponterrolense), 49.18,64 (1.º M40); 2.º, Carlos Paiva (GDRC Ponterrolense), 57.07,48 (2.º M40); 3.º, Rogério Filipe (CCD «O Alvitejo»), 57.22,73 (1.º M50) – 10 participantes. 5000 m femininos: 1.ª, Teresa Mendes (CluVe), 35.40,14 (1 participante).
14 e 15 de Julho, Campeonatos Nacionais de Sub-23, Pombal (org.: FPA). 14/7: 10.000 m masculinos: 1.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 46.57,38; 2.º, Rui Coelho (CA Seia), 47.30,40; 3.º, Pedro Santos (CP Corroios), 49.51,87 (5 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (NDA Pombal), 50.32,34; 2.ª, Sandra Monteiro (SL Benfica), 53.02,08; 3.ª, Nádia Cancela (ACR Senhora do Desterro), 55.30,06 (6 participantes).
14 e 15 de Julho, Campeonatos Nacionais de Veteranos (ANAV) de Pista, Luso. 15/7, 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Luís Silva (A Académica de Coimbra), 22.46,79 (1.º M40); 2.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 26.09,86 (2.º M40); 3.º, Carlos Carmino (SL Benfica), 29.08,95 (1.º M55) – 8 participantes. 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Maria Alice Fernandes (GD Lourocoop), 28.46,12 (1.ª W60); 2.ª, Anabela Santos (GD Lourocoop), 33.40,52 (1.ª W35); 3.ª, Teresa Mendes (CluVe), 35.19,18 (1.ª W45) – 4 participantes.
Principais eventos (entre outros)
29 de Janeiro, Campeonatos da Extremadura / III Troféu «Ciudad de Llerena», Llerena, Espanha. 10 km masculinos: 1.º, Álvaro Martín Uriol (Playas de Castellón), 43.32 (...); 18.º, Carlos Paiva (CA Galinheiras), 53.14 (...) 20.º, Paulo Afonso (CA Galinheiras), 56.11; Bruno Pedro (GA Casais do Vento), desclassificado (31 participantes).
19 de Fevereiro, I G. Prémio de Marcha de Loulé (escalões jovens) – org.: AA Algarve e CD Quarteira, 57 participantes de 4 clubes (vários escalões). Vencedores: 3 km juvenis, Fábio Dias (CO Pechão), 16.43, e Edna Barros (CO Pechão), 16.17; 3 km iniciados, Tiago Epaminondas (CO Pechão), 15.25, e Carolina Costa (CO Pechão), 17.00; 2 km infantis, Nuno Barros (CD Quarteira), 10.58, e Daniela Chagas (CO Pechão), 11.41; 1 km benjamins, Etson Barros (CO Pechão), 5.31, e Cristiana Vieira (CD Quarteira), 5.29. Classificação colectiva: 1.º, CO Pechão, 153 pontos; 2.º, CD Quarteira, 107; 3.º, AD Samouquense, 55.
3 de Março, IAAF Race Walking Challenge / Circuito Internacional de Marcha, Chihuahua, México. 20 km femininos: 1.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.33.18 (...) 13.ª, Daniela Cardoso (Portugal), 1.47.55; Susana Feitor (Portugal), desistente (35 participantes).
3 de Março, VII Grande Prémio de Marcha de Pechão (org.: CO Pechão e AA Algarve), 94 participantes de 10 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Leonardo Toro (Clínica Lazer 2000, Espanha), 22.20; 2.º, Grigore Navin (NDE Tomás Cabreira), 23.22 (1.º juvenil); 3.º, Jorge Costa (CO Pechão), 24.55 (1.º veterano) – 8 participantes. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 21.21; 2.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 24.54 (1.ª júnior); 3.ª, Edna Barros (CO Pechão), 26.53 (1.ª juvenil) – 18 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CO Pechão, 114 pontos; 2.º, CD Quarteira, 112; 3.º, NDE Tomás Cabreira, 31.
4 de Março, I Torneio Pão de Ló de Margaride «Cidade de Felgueiras» (org.: AA Porto e GD Moure), 50 participantes de 15 clubes (vários escalões). 30 km masculinos: 1.º, Nuno Valente (CC São João da Madeira), 2.39.29 (2 participantes, 1 desistente). 15 km femininos: 1.ª, Vitória Oliveira (Liberdade FC), 1.32.58; 2.ª, Joana Fortuna (C Spiridon de Gaia), 1.47.07; 3.ª, Andreia Coelho (GD Lourocoop), 1.57.19 (4 participantes).
4 de Março, Campeonato Nacional UKA/RWA - 10 Milhas Marcha, Coventry, Inglaterra. Masculinos: 1.º, Tom Bosworth (Tonbridge/Leeds MU), 1.10.07 (...) 3.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 1.21.59 (25 participantes).
24 de Março, Dudinska 50, Dudince, Eslováquia. 50 km masculinos: 1.º, Alex Schwazer (Itália), 3.40.58 (...) António Pereira (Portugal), desclassificado (90 participantes).
31 de Março, Taça FPA de Marcha Atlética em Pista, Leiria (org.: FPA). 20.000 m seniores masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 1.26.18,9; 2.º, Luís Gil (CS Marítimo), 1.30.46,2; 3.º, Cristiano António (GA Fátima), 1.33.41,5 (6 participantes). 10.000 m seniores femininos: 1.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 44.57,69; 2.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 49.59,47; 3.ª, Anabela Moreira (CD Quarteira), 1.00.10,28 (8 participantes). Vencedores de outros escalões: juniores, 10.000 m, masculinos, Samuel Pereira (CA Seia), 44.07,84, e, femininos, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 52.42,49; juvenis, 5000 m, masculinos, João Martins (CA Ferreira do Zêzere), 23.13,79, e, femininos, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 26.17,18. Vencedores coletivos: masculinos, CA Seia, 19 pontos (18 equipas classificadas); femininos, CN Rio Maior, 38 pontos (15 equipas classificadas).
14 de Abril, XXI Grande Prémio Internacional de Rio Maior / Challenge IAAF (org.: CMRM, CNRM, Reg. RM), 205 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Matej Tóth (Eslováquia), 1.20.25; 2.º, Eder Sánchez (México), 1.20.49; 3.º, Isaac Palma (México), 1.21.14 (38 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Beatriz Pascual (Espanha), 1.31.03; 2.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão/Portugal), 1.31.08; 3.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior/Portugal), 1.31.32 (31 participantes).
1 de Maio, I Grande Prémio de Atletismo/Marcha, Samouco (org.: AD Samouquense e AsA Setúbal), 47 participantes de 8 clubes (vários escalões). 3 km absolutos masculinos: 1.º, Paulo Afonso (CA Galinheiras), 15.20 (1.º juvenil); 2.º, João Dias (GR Quinta da Lomba), 15.36 (1.º veterano); 3.º, Paulo Ramos (CA Galinheiras), 16.16 (2.º veterano) – 5 participantes. 3 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (AD Samouquense), 14.58; 2.ª, Lígia Gonçalves (AD Samouquense), 16.17 (1.ª veterana); 3.ª, Ana Raquel Marques (JO Monte Abraão), 17.35 (7 participantes).
6 de Maio, Campeonatos da Suíça de Pista, Yverdon-les-Bains, Suíça. 10.000 m masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 49.39,0 extracampeonato (21 participantes).
6 de Maio, III Grande Prémio de Marcha de Mira (org.: ASC Valeirinha), 30 participantes de 15 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, António Pereira (GD Baguim do Monte), 21.53; 2.º, Luís Lopes (Gira Sol/RC), 21.54; 3.º, Cristiano António (GA Fátima), 23.03 (12 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sandra Silva (Gira Sol/RC), 24.25; 2.ª, Márcia Silva (Juventude Vidigalense), 25.49; 3.ª, Nádia Cancela (ACR Senhora do Desterro), 26.13 (1.ª júnior) – 9 participantes.
23 de Maio, Troféu «Ana Cabecinha», Faro (org.: AA Algarve). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Grigore Navin (NDE Tomás Cabreira), 23.10,63 (1.º juvenil); 2.º, Fábio Dias (CO Pechão), 28.57,78 (1.º júnior); 3.º, Ricardo Castro (CD Quarteira), 28.58,53 (9 participantes). 3000 m absolutos femininos: 1.ª, Ana Cabecinha (CO Pechão), 12.31,86; 2.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 14.23,28 (1.ª júnior); 3.ª, Edna Barros (CO Pechão), 14.55,86 (1.ª juvenil) – 10 participantes.
26 de Maio, Campeonatos RWA (Southern Area) - 1 hora em pista, Dartford, Inglaterra. Masculinos: 1.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 11.400 metros (9 participantes).
2 e 3 de Junho, XXX Torneio Nacional Olímpico Jovem, Fátima (org.: FPA). 2/6, 4000 m iniciados masculinos (A+B): 1.º, Tiago Epaminondas (Algarve), 19.44,64; 2.º, Pedro Amaral (Açores), 20.53,21 (1.º grupo B); 3.º, Rui Rodrigues (Lisboa), 21.27,34 (13 participantes). 4000 m iniciados femininos (A+B): 1.ª, Carolina Costa (Algarve), 21.08,89; Ana Leonor (Setúbal), 21.20,38; 3.ª, Salomé Santos (Santarém), 21.33,60 (16 participantes).
3 de Junho, Campeonatos da Suíça de 35 km marcha em estrada, Monthey, Suíça. 35 km masculinos: 1.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 3.06.21 extracampeonato (10 participantes).
7 de Junho, Meeting de Abrantes (org.: AA Santarém). 5000 m masculinos: 1 participante, desclassificado. 5000 m femininos: 1.ª, Anna Hurlebaus (CN Rio Maior), 27.50,56; 2.ª, Rita Ribeiro (CN Rio Maior), 29.52,02; 3.ª, Mariana Mota (ADR Águas Belas), 31.21,30 (3 participantes).
9 de Junho, X Challenge Mundial de Marcha IAAF / XXVI Grande Prémio «Cantones de La Coruña», Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Jianbo Li (China), 1.20.55 (...) 31.º, Cristiano António (Portugal), 1.34.11 (49 participantes). 20 km femininos: 1.ª, Hong Liu (China), 1.27.32 (...) 21.ª, Daniela Cardoso (Portugal), 1.46.12 (28 participantes).
14 de Julho, Campeonato BMAF de 30 km marcha, Coventry, Inglaterra. Masculinos: 1.º, Ian Richards (Steyning AC); 2.49.35 (1.º M60); 2.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 2.52.27 (1.º M50) – 20 participantes).
29 de Julho, Campeonatos da Suíça de Subida em Marcha, Baulmes a Grangeneuve, Suíça. 8 km (elevação, de 641 m a 1356 m): 1.º, Ondrej Motl (República Checa), 50.53 (...) 5.º, Luís Correia (CM Cour Lausanne/Portugal), 53.25 extracampeonato (23 participantes).
14 de Setembro, IAAF Race Walking Challenge Final, Erdos, China. 10 km femininos: 1.ª, Hong Liu (China), 43.18; 2.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 43.31 (...) 8.ª, Inês Henriques (Portugal), 46.10 (10 participantes). 10 km masculinos: 1.º, Zhen Wang (China), 39.27 (14 participantes).
20 de Outubro, IX Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, Loures (org.: GDS Domingos), 168 participantes de 26 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 21.52; 2.º, Leonardo Toro (CA Extremadura, Espanha), 21.59; 3.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 22.08 (17 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.35; 2.ª, Daniela Cardoso (Leiria MA), 24.57; 3.ª, Nádia Cancela (SL Benfica), 26.18 (1.ª júnior) – 13 participantes. Classificação colectiva: 1.º, GDP Chão Duro/EALF, 89 pontos; 2.º, MGBOOS Quinta do Conde, 87; 3.º, CA Galinheiras, 71.
3 de Novembro, XIII G. Prémio de Alvaiázere, XI Légua (org.: GACV e Jornal «O Alvaiazerense»), 134 participantes de 25 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (SL Benfica), 21.50; 2.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 21.52 (1.º júnior); 3.º, Leonardo Toro (CA Extremadura, Espanha), 22.07 (25 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Daniela Cardoso (Leiria MA), 25.09; 2.ª, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), 27.15; 3.ª, Catarina Godinho (CA Ferreira do Zêzere), 28.46 (21 participantes). Classificação colectiva: 1.º, MGBOOS Quinta do Conde, 102 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 65; 3.º, CP Corroios, 55.
17 de Novembro, XX G. Prémio das Galinheiras, XII Légua, Pista da Alta de Lisboa (org.: CA Galinheiras), 158 participantes de 28 clubes (vários escalões). 5000 m absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.14,4; 2.º, Miguel Carvalho (CN Rio Maior), 21.27,3 (1.º júnior); 3.º, Bruno Pedro (GA Casais do Vento), 21.44,0 (2.º júnior) – 31 participantes. 5000 m absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.33,1; 2.ª, Mara Ribeiro (CN Rio Maior), 25.26,2 (1.ª júnior); 3.ª, Ariana Azevedo (GDP Chão Duro/EALF), 25.30,2 (2.ª júnior) – 25 participantes. Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 137 pontos; 2.º, GDP Chão Duro/EALF, 124; 3.º, MGBOOS Quinta do Conde, 68.
1 de Dezembro, XIII G.Prémio de Celorico da Beira «Memorial Carlos Amaral» (org.: AA Guarda e CMCB), 48 participantes de 15 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Pedro Martins (CA Seia), 46.36; 2.º, Rui Coelho (CA Seia), 46.46; 3.º, Luís Gil (CS Marítimo), 47.38 (7 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Nádia Cancela (SL Benfica), 52.26; 2.ª, Vitória Oliveira (SL Benfica), 56.35; 3.ª, Liliana Martins (GC Amizade Donas), 58.58 (5 participantes). Classificação colectiva: 1.º, GD Moure, 56 pontos; 2.º, GD Lourocoop, 38 (3 clubes classificados).
2 de Dezembro, Surrey WC Open Christmas Cup, Monks Hill, Inglaterra. 5 km absolutos masculinos: 1.º, Francisco Reis (Ilford AC/Portugal), 24.52 (1.º M50) – 22 participantes.
9 de Dezembro, «Coupe de Noel», Yverdon-le-Bains, Suíça. 10 km masculinos: 1.º, Luís Correia (Portugal), 48.48 (17 participantes).
16 de Dezembro, Grande Prémio de Natal de Marcha, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa), 45 participantes de 10 clubes (vários escalões). 5 km absolutos masculinos: 1.º, Pedro Isidro (SL Benfica), 21.32; 2.º, Cristiano António (AC Vermoil), 23.40; 3.º, Nuno Santos (Sporting CP), 24.13 (10 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Kristina Saltanovic (Interwalk, Lituânia), 23.01; 2.ª, Alexandra Lamas (CA Galinheiras), 28.34; 3.ª, Maria Orlete Mendes (CA Galinheiras), 31.05 (8 participantes). Classificação colectiva; 1.º, CA Galinheiras, 57 pontos; 2.º, CA Baixa da Banheira, 53; 3.º, ACR Mealhada, 46.
ESTATÍSTICA 2012
Recordes nacionais batidos e vigentes no final de 2012
Masculinos
Seniores, 50 km, João Vieira (Sporting CP), 3.45.17 (Pontevedra, Espanha, 4/3/2012)
Femininos
Infantis, 2000 m pista coberta, Tânia Pires (J Vidigalense), 10.59,2 (Pombal, 8/12/2012)
Identificação das imagens: a comitiva portuguesa na Taça do Mundo de Marcha em Saransk, vários campeões nacionais e internacionais (João Vieira, Ana Cabecinha, Sérgio Vieira, Nádia Cancela, Daniela Cardoso, Miguel Carvalho, os juniores no mundial de Barcelona (Filipa Ferreira, Samuel Pereira e Mara Ribeiro), os campeonatos de Portugal em Lisboa, Maria Alice Fernandes nos europeus de veteranos em Zittau, e os olímpicos em Londres (Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos, João Vieira e Pedro Isidro).