Imagens: LOC 2023 Pan American Games. Montagem: O Marchador |
É já no dia de amanhã, sexta-feira (20/10) que terá início a 19ª edição dos Jogos Pan-americanos, na cidade de Santiago, no Chile, país que recebe o evento pela primeira vez, e que englobará 51 modalidades, 21 das quais atribuem vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e outras 12 de forma indireta com atribuição de pontos para o ranking ou obtenção de mínimos.
Serão 7.000 atletas, em representação de 41 países, os atletas que tomarão parte no megaevento, que se estreará nas modalidades de breaking, escalada e skate e vai prolongar-se até 20 de novembro. O atletismo inicia-se com a maratona masculina e feminina, no dia 22 deste mês, e as provas de marcha atlética nos dias 29 do corrente mês, às 7:00 horas locais os 20 km femininos e às 9:30 horas os 20 km masculinos, e 4 de novembro, aqui, com a grande novidade da inclusão da prova mista de marcha, nos mesmos moldes da que vai ter lugar nos Jogos de Paris 2024, que terá o tiro de partida às 6:30 horas da manhã. O circuito das provas terá um perímetro de 1.000 metros.
Um dos grandes destaques na delegação brasileira para os Jogos, na modalidade do atletismo, é o marchador brasileiro Caio Bonfim, que integra uma delegação de 75 atletas, o único a conquistar uma medalha para o Brasil nos últimos Campeonatos Mundiais de Atletismo – medalha de bronze nos 20 km marcha, a sua segunda no evento, e que já alcançou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 e a de prata nos Jogos de Lima 2019.
Igualmente, não poderemos deixar de referenciar outras duas grandes figuras da especialidade que marcarão presença nos Jogos, tais como o equatoriano Daniel Pintado, que conquistou a medalha de prata nos 20 km dos Mundiais de Budapeste, tendo antes vencido no GP de Rio Maior, e a peruana Kimberly García, dupla campeã mundial em 2022 e medalha de prata em Budapeste, nos 35 km.
A equipa de Juízes Internacionais de Marcha nomeados para os Pan-americanos é formada por Guillermo Vallejos (Argentina), o Juiz-chefe, Daniel Michaud (Canadá), Rubén Aguillera (Argentina), Bernardete Conte (Brasil), Ricardo Servin (México) e Solomiya Login (EUA). Os Delegados Técnicos são a brasileira Cláudia Schneck, o porto-riquenho Cándido Vélez e o colombiano Julio Roberto. A função de Vídeo Referee será assumida pelo brasileiro Nilton Ferst.
A edição de 2027 dos Jogos Pan-americanos terá lugar em Barranquilla (Colômbia), sabendo-se que a Prefeitura da cidade de São Paulo lançou a candidatura para acolher o evento no ano de 2031, o que seria a segunda vez que o organizaria, já que foi palco da edição dos Jogos de 1963.