Foto: Adam Illingworth/EA U23 Tallinn 2021. Montagem: O Marchador |
Depois de Tallinn, em 2021, cabe a vez da cidade finlandesa de Leppävaara, Espoo, organizar a 14.ª edição dos Campeonatos da Europa de Atletismo para atletas da faixa etária sub-23, evento que será participado por 1152 atletas de 40 países e que oficialmente decorre no período de 13 a 16 do corrente mês.
Curiosamente, as provas de marcha atlética sobre 20 km para masculinos e femininos integram o chamado «Dia 0», já amanhã (12/7), esperando-se que esta medida, especialmente tratando-se de finais, não evidencie uma «vulnerabilidade» da disciplina para o todo da modalidade!
Conforme mencionado no manual de equipas (pt. 6.5.4), as provas de marcha serão disputadas num circuito em estrada de 1 km, com as partidas e chegadas a ocorrerem no Estádio Leppävaara. Quanto a horários, a partida feminina está programada para as 18h00, a masculina meia hora mais tarde (18h30) e as cerimónias de entrega de medalhas para as 20h40 e 20h46 respetivamente (horas locais).
A lista de inscritos em todas as provas (e por país) pode ser consultada [aqui], sendo que nas provas de marcha constam 23 atletas femininos (de 11 países) e 24 masculinos (de 12 países).
à equipa de juízes de marcha nomeados para o evento é composta por Rolf Mueller (Alemanha), o juíz-chefe, Mara Baleani (Itália), Dolores Rojas e Alicia Ruano (Espanha), Janusz Krynicki (Polónia), Zuzana Costin (Eslováquia) e David Kidd (Irlanda).