Foto: ADAL. Montagem: O Marchador |
A cidade de Leiria será palco este fim de semana (1-2/7) dos Campeonatos Nacionais de Atletismo na categoria Sub-23, ocasião importante para se determinar em definitivo o contingente luso que estará presente nos Campeonatos da Europa de Sub-23, a terem lugar na cidade finlandesa de Espoo, de 13 a 16 de julho próximo.
No evento, uma organização da Federação Portuguesa de Atletismo e que conta com a colaboração da Associação de Atletismo de Leiria e da Câmara Municipal de Leiria, os campeões em título na disciplina da marcha são, no setor feminino, Joana Pontes (Leiria MA) e, no setor masculino, Pedro Dias (CO Pechão), com o maior número de títulos nesta categoria a pertencerem a Susana Feitor (4), de 1994 a 1997, e a Miguel Carvalho (5), de 2012 a 2016.
As duas provas de marcha serão realizadas conjuntamente, mas em pistas separadas, na distância de 10.000 metros, pelas 20:15 horas, a masculina (8 atletas inscritos) nas pistas 1 a 4 e a feminina (11 inscritas) nas pistas 5 a 8.
Sérgio Vieira (CN Rio Maior), com 40.25,3, marca obtida há 26 anos, em Coimbra (1997), e Ana Cabecinha (CO Pechão), com 44.19,12 desde Seia-2006, são os recordistas nacionais da categoria.
Os Juízes de Marcha para a competição, nomeados pelo Conselho de Arbitragem da FPA são: Maria Odete Alves (Leiria), a juíza-chefe, Argentina Cordeiro (Coimbra), Cristiano António (Leiria), Diana Morgado (Leiria), Luís Ervideira (Santarém) e Pedro Martins (Guarda), com o secretariado das provas a cargo de Tiago Miguel (Santarém).
Ainda a propósito dos juízes de atletismo, que nesta vertente da marcha atuarão para assegurar as regras específicas da disciplina, aproveitamos a oportunidade para parabenizar a juíza Maria Clarisse Duarte, de Braga, que passa a integrar o Painel Internacional de Árbitros de Atletismo no nível Prata, desejando os mais sinceros votos de sucesso e felicidade.