sábado, 29 de julho de 2023

Braga acolhe os Campeonatos de Portugal de Pista ao Ar livre 2023

Cartaz: Federação Portuguesa de Atletismo. Montagem: O Marchador

Braga será palco neste fim de semana (29-30/7) de mais uma edição dos Campeonatos de Portugal de Atletismo em pista ao ar livre, evento que terá lugar no Estádio 1.º de Maio e reunirá praticamente todas as maiores estrelas do nosso atletismo.

João Vieira, do Sporting Clube de Portugal, e Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, são os grandes favoritos à conquista do título nacional do corrente ano na distância, o primeiro (campeão em título), é o atleta que mais vezes venceu estes campeonatos, por 21 vezes, e a segunda, campeã nas últimas quatro edições, já contabiliza 12 triunfos no evento.

As provas de marcha atlética serão realizadas na jornada de sábado, na distância de 10.000 metros, pelas 19:55 horas, a prova feminina (pistas 5 a 8 – perímetro: 430,033 m) na qual estão inscritas 17 atletas, e á mesma hora (pistas 1 a 4) a prova masculina, com 15 atletas inscritos, mas só 12 considerados validamente aceites.

O recorde dos campeonatos, de 10.000 metros marcha masculinos, está na posse de João Vieira, com 39.44,91 (Lisboa, 2011), que é recorde nacional, e o de 10.000 metros marcha femininos é pertença de Ana Cabecinha, com 43.08,17 (Seixal, 2008), marca que igualmente constituiu recorde de Portugal.

O evento poderá revelar-se decisivo para alguns atletas com vista à obtenção dos imprescindíveis pontos para o ranking de acesso aos Mundiais de Atletismo (50 atletas), prazo que em relação aos 20 km marcha termina já neste domingo (30), com João Vieira, Vitória Oliveira, Inês Henriques e Carolina Costa na luta. Ainda nos 20 km, Ana Cabecinha, por via do ranking, e nos 35 km, João Vieira e Inês Henriques já têm o seu lugar assegurado.

Neste sentido, a World Athletics impõe a obrigatoriedade da presença de 3 juízes internacionais, sabendo-se que no caso dos campeonatos lusos vão atuar Eduardo Gonçalves (EAA), Joaquim Graça (EAA) e José Dias (WA) a que se acrescentam António Caniço (Painel A), Juiz-chefe Gestor, André Brito (Painel A) e Luís Ervideira (Painel A), com o secretariado a cargo de Ana Carvalho (Painel B) e com o mesmo fim de semana a ser igualmente marcado por outros dois campeonatos de países com forte predomínio na especialidade a nível mundial, a Itália com José Ganso (Portugal), Mara Baleani (Itália) e Gaye Bekler (Turquia), todos do Painel da EAA, e a Espanha com Dolores Rojas (WA), Juíza-chefe, Alicia Ruano (EAA), Guillermo Sandino (EAA) e Luis Maroto (EAA).

O regulamento e programa-horário podem ser consultados aqui, e as listagens de inscritos nas provas de marcha, a masculina, aqui, e a feminina, aqui.