sábado, 8 de abril de 2023

Paris 2024: estafeta mista de marcha na distância da maratona

Imagens: World Athletics. Montagem: O Marchador

Depois de avanços e recuos resultantes da eliminação dos 50 km e da introdução dos 35 km, pelo menos em mundiais e campeonatos de área, a World Athletics e o Comité Olímpico Internacional chegaram a acordo (já tardava) quanto ao formato da segunda prova de marcha do programa olímpico e em particular dos Jogos de Paris 2024.

Segundo a notícia publicada no «site» da World Athletics [aqui], a nova prova de marcha será uma estafeta mista na distância da maratona, em que cada equipa, até um máximo de 25, completará os 42.195 metros em 4 etapas com distâncias semelhantes, sendo constituída por um atleta masculino e um feminino, que competirão por essa ordem.

A prova neste novo formato será disputada no 6.º dia dos Jogos, 7 de Agosto (7h30), seis dias após as provas individuais de 20 km marcha para masculinos e femininos (1.º dia, 1/8).

O processo de qualificação ainda não é conhecido, sendo expetável a sua divulgação para breve.

A World Athletics justifica a nova distância da maratona pela sua popularidade e tradição (em corrida), entende o formato como «inovador, dinâmico e imprevisível» e que assegura a igualdade de género em todo o programa olímpico do atletismo.