sexta-feira, 14 de abril de 2023

Manágua recebe a Taça Pan-americana de Marcha Atlética, este fim de semana

Imagem: LOC. MOntagem: O Marchador

Em Manágua, a capital da Nicarágua, Manágua, realiza-se este fim-de-semana (15-16/4) a Taça Pan-americana de Marcha Atlética, um importante evento no âmbito da Associação Pan-americana de Atletismo (APA), entidade que delegou a organização desta edição à Federação Nacional de Atletismo, em conjunto com o Instituto Nicaraguense de Desportos e Conselho Nacional do Movimento Desportivo.

Está prevista a participação de 100 atletas, muitos deles de renome mundial, que representarão 14 países, num evento que constituirá uma oportunidade de qualificação para certames internacionais, em particular, os Mundiais de Atletismo em Budapeste, em agosto, e os Jogos Pan-americanos de Santiago do Chile, em finais de outubro e princípios de novembro.

O programa contempla provas nos dois dias e de manhã bem cedo, no sábado, às 5h45, com a partida dos 20 km femininos, e 15 minutos depois, a partida dos 20 km masculino. No domingo, de novo às 5h45, será a partida dos 35 km masculinos e femininos, seguindo-se às 6h00 os 10 km sub-20 masculinos e finalmente às 7h00 os 10 km sub-20 femininos.

O circuito de 1 km, ida e volta, está situado no Paseo Xolatlán del Puerto Salvador Allende.

A equipa de juizes de marcha será composta por Solomiya Login (E.U. América), David O. Domínguez (México), Daniel Michaud (Canadá), Guillermo Pera Vallejos (Argentina), Raomir Hernández (Venezuela) e César A. Arenas (Colômbia).