sábado, 8 de abril de 2023

Antalya (Turquia) acolhe este domingo os Campeonatos dos Balcãs

Imagens: TAF. Montagem: O Marchador

Vão ter lugar na manhã deste domingo (9), em Antalya (junto ao mar), os 22ºs Campeonatos dos Balcãs em Marcha Atlética, evento que conta com a participação de 8 países. Além da Turquia, país organizador, estão também inscritos atletas da Bulgária, Croácia, Roménia, Sérvia, Ucrânia, Grécia e Eslováquia, neste último caso fora do grupo geográfico dos Balcãs, reunindo cerca de 70 participantes.

As competições serão disputadas nas distâncias de 5 km (Sub-18 femininos), 10 km Sub-18 masculinos, 10 km (Sub-20 masculinos e femininos), com os seniores de ambos os sexos a tomarem parte nos 20 e 35 km.

Naturalmente que a grande estrela do grupo de atletas participantes é a grega Antigoni Ntrismpioti, recordista nacional nos 20 km com o tempo de 1:28:12, estabelecido este ano em Melbourne e que conquistou duas medalhas de ouro nas provas de 20 e 35 km dos Campeonatos Europeus de Atletismo, que tiveram lugar no ano passado em Munique, e a grande referência da marcha atlética turca é Meryem Bekmez, campeã europeia Sub-23, recordista do seu país nos 20 km com o tempo de 1:28:48, obtido exatamente em Antalya, no ano de 2021.

Outras notas de destaque nos Campeonatos dos Balcãs são os dos jovens Mazlum Demir, medalha de ouro nos Mundiais Sub-20 de Cali, na Colômbia, no ano passado, e de Hayrettin Yıldız, medalha de bronze na mesma competição.

Recorde-se que a linda cidade de Antalya vai receber no próximo ano os Campeonatos Mundiais de Seleções de Marcha, de 20 a 21 de abril, um momento importante na seleção de marchadores para os Jogos Olímpicos que terão lugar em agosto desse mesmo ano em Paris.

Um dos grandes nomes associados ao desenvolvimento e sucesso da marcha atlética turca no plano internacional, principalmente nos escalões jovens, com várias medalhas alcançadas em Campeonatos Europeus e Mundiais, é o de Mustafa Akyavas, realmente com um notável trabalho na coordenação de toda a área, disciplina que ainda integra, no Painel de Juízes Internacionais de Marcha – categoria Silver, Gaye Gencoglu Becker, nomeada para atuar este ano nos Europeus de Atletismo na categoria Sub-20, que terão lugar na cidade israelita de Jerusalém.

Fonte: TAF