segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Irregularidades no Grande Prémio de Marcha de Alvaiázere (2022)

Montagem: O Marchador

Em complemento da peça sobre o evento de marcha deste ano em Alvaiázere (ver aqui), infelizmente registaram-se irregularidades organizativas várias, e em particular nas que resultaram do apuramento coletivo global e consequente premiação.

Com efeito, o regulamento da prova menciona a existência de provas «extra», nomeadamente de salto em comprimento (sub-14) e arremesso de bola (benjamins B), provas essas que foram contabilizadas na classificação geral do grande prémio de marcha, com a atribuição indevida de 199 pontos a, pelo menos, 5 clubes, que se posicionaram nos sete primeiros lugares, de acordo com a classificação erradamente apurada pela organização.

Por outro lado, ficaram por atribuir «pontos dos diversos escalões» nas provas de 5.000 metros masculina e feminina (sub-20, sub-23, seniores, veteranos M/F 35, 40 e 50, pois a organização, contrariando o regulamento, apurou pontos pela ordem de chegada e em termos absolutos, não importando os escalões etários.

A título de exemplo, mencione-se a vitória coletiva erradamente atribuída à Juventude Vidigalense, com 283 pontos (pontuação por excesso pelas provas «extra»), e o segundo lugar ao CRD Penteado, com 113 pontos (pontuação por defeito por via dos escalões etários), que admite-se tenha sido o primeiro classificado, situação que poderia (e deveria) ter sido verificada e corrigida ainda no local das provas, sabendo da entrega de troféus aos clubes melhor posicionados e até mesmo de prémios monetários.

De entre outras situações não regulamentares que deveriam merecer atenção por parte da organização, registe-se os tempos finais atribuídos em segundos a todos os atletas chegados, quando deveriam ser em décimos (se manuais) ou centésimos (se eletrónicos) por ser em pista, e as provas mistas nos sub-18 de 3.000 metros e em todas as restantes de distâncias inferiores destinadas aos escalões sub-16, sub-14, benj. B/A.

Aguardemos, pois, pelas devidas correções, seja nesta ou em futuras edições de um evento que muito apreciamos e que agora homenageia a título póstumo o saudoso António Gonçalves!

A incorreta classificação coletiva apurada pela organização do evento!


Atualização a 16/11:

Verificando-se uma nova classificação coletiva à data de 16/11/2022 no «site» fpacompeticoes, esta repoe a verdade no que diz respeito ao primeiro lugar, atribuído ao CRD Penteado, e o segundo lugar, a pertencer à Juventude Vidigalense.

Já nos restantes lugares da classificação (com exceção do 8.º), e admitindo-se que os pontos tenham sido apurados devidamente, as posições estão incorretas. Por exemplo, o GRE-AA é dado como terceiro classificado quando deveria ser quinto, o Olivais FC é indicado como quarto quando foi terceiro, o GDPL é quinto e deveria ser quarto, etc.

Também se nota que aos atletas individuais são erradamente atribuídos 20 pontos, sabendo-se que não constituem uma equipa (Vitória Oliveira, individual/Porto, e Vera Santos, individual/Lisboa)!

Eis a classificação coletiva atualizada mas ainda com incorreções várias: