sábado, 12 de novembro de 2022

A retoma do Grande Prémio de Alvaiázere/Légua de Marcha, este sábado

Fotos: Jornal O Alvaiazerense e FP Atletismo. Montagem: O Marchador

Depois de canceladas as edições previstas em 2020 e 2021, a vila beiroa de Alvaiázere vai acolher no dia de hoje (12/11) o 21.º Grande Prémio de Marcha Atlética de Alvaiázere (19.ª edição da já tradicional légua local), iniciativa que, uma vez mais, é organizada pelo jornal «O Alvaiazerense» e pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento, a que se junta na edição deste ano a Associação de Atletismo de Leiria.

Desde sempre levado a efeito por determinação e entusiasmo de António Gonçalves, que faleceu em setembro do ano passado, aos 68 anos de idade, a organização - muito justamente, dedica o evento àquele carismático atleta, dirigente e treinador, que orientou tecnicamente promissores jovens marchadores da região e que viriam a representar o país em competições internacionais, designando a prova de “Memorial António Gonçalves”.

O programa das provas de marcha do Grande Prémio, que pela primeira vez vai ser realizado em pista, no Estádio Municipal de Alvaiázere, antigo e inconfessável desejo do próprio António Gonçalves, iniciar-se-á com a realização, às 14:50 horas, da competição masculina e feminina de 1 km para Benjamins A, na distância de 300 metros. A série seguinte de partidas, dez minutos depois, inclui a prova de 500 metros para Benjamins B. Pelas 15h10 será a vez de ser dada a partida para a prova dos 1.000 metros (Infantis) seguindo-se, pelas 15h25, os 2.000 metros Iniciados, pelas 15h45, os 3.000 metros Juvenis e a prova da légua feminina (16h05), destinada aos escalões de juniores, seniores e veteranas. O último tiro está marcado para as 16h45, quando saírem os participantes nas provas masculinas de juniores, seniores e veteranos, também na distância de 5.000 m.

No final das provas, após a distribuição dos prémios individuais e coletivos, a organização do evento oferecerá um lanche aos participantes.

A lista de atletas inscritos por prova pode ser consultada aqui.