quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Faleceu Hans-Joachim Pathus (1936-2022)

Hans-Joachim Pathus. Foto: (arquivo) O Marchador

Tomámos conhecimento do falecimento, a 25 de outubro do corrente ano, de Hans-Joachim Pathus, antigo marchador da RDA, aos 86 anos de idade, razão pela qual “O Marchador” envia as suas condolências à família e amigos.

Descoberto para o atletismo em 1950, pelas mãos de Jürgen Kollosche, sagrou-se por cinco vezes campeão nacional na prova dos 20 km marcha pela antiga RDA, tendo envergado as cores da seleção nacional por doze vezes.

Durante 35 anos treinou alguns dos melhores marchadores de classe mundial, entre os quais Peter Frenkel, que bateu dois recordes mundiais na especialidade e sagrou-se campeão olímpico em Munique’1972, e Ronald Weigel que, sob sua orientação técnica, conquistou três medalhas olímpicas e o título mundial em 1983.

Pathus nasceu em Sentfenberg, a sul de Brademburgo, concluindo os seus estudos académicos em Potsdam. Após a reunificação da Alemanha foi contratado pela Federação de Atletismo da Alemanha (DLV) para treinador nacional, funções que exerceria até 2004, então substituído pelo seu genro, Ronald Weigel. Sempre disponível para ajudar o seu clube – SC Potsdam, supervisionou em algumas ocasiões a carreira de Christopher Linke, vice-campeão europeu, e de Hagen Pohle, que foi campeão europeu Sub-20 e Sub-23 e campeão mundial Sub-18.

Joachim-Pathus foi várias vezes condecorado em reconhecimento pelo meritório trabalho realizado, a última das quais a da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha, em 1988.