domingo, 13 de novembro de 2022

Birmingham vai receber os Campeonatos Europeus de Atletismo em 2026

Imagens: European Athletics e UK Sport

O Conselho da Associação Europeia de Atletismo decidiu atribuir à candidatura de Birmingham a realização dos Campeonatos Europeus de Atletismo de 2026, que terão lugar no recém-construído Alexander Stadium, a melhor infraestrutura dedicada ao atletismo que foi palco há poucos meses dos triunfantes Jogos da Commonwealth com quase todas as sessões do atletismo a esgotarem os 30.000 lugares que o estádio comporta.

Apesar da Grã-Bretanha ter sediado neste século vários dos grandes eventos mundiais da modalidade, nomeadamente, os Jogos Olímpicos (2012), os Mundiais de Atletismo (2017), três Jogos da Commonwealth (2002, 2014 e 2022), dois Campeonatos Mundiais Indoor (2003 e 2018) e dois Europeus Indoor (2007 e 2019), é a primeira vez (em 27 edições) que sediará os Europeus de Atletismo.

A escolha de Birmingham, a favor de Budapeste, a outra candidata que, entretanto, desistiu, é um prémio ao sucesso do atletismo britânico que recentemente, nos Europeus de Munique, concluíram o evento na segunda posição, atrás da Alemanha, obtendo seis medalhas de ouro, seis de prata e oito de bronze.

A decisão agora tomada pela AE dá a entender que, ao contrário do verificado nas duas últimas edições da prova (Glasgow e Berlim, 2018, Munique, neste verão) o atletismo poderá não fazer parte dos multidesportivos campeonatos europeus, pelo menos nos moldes conhecidos. A edição de Munique revelou-se um êxito em termos de visualização na TV e nas plataformas digitais.

O Conselho Executivo da Associação Europeia de Atletismo decidiu ainda atribuir os Europeus de Atletismo de 2025, na categoria Sub-20, à cidade finlandesa de Tampere, e mudar o local inicialmente escolhido para albergar a próxima edição dos Europeus Sub-18, no próximo ano (7 a 10 de julho), passando de Cluj-Napoca, na Roménia, para Jerusalém, em Israel.