sexta-feira, 4 de novembro de 2022

29.º Grande Prémio de Marcha do CA Galinheiras amanhã, em Lisboa

Foto: fb FOTOS Oliveirinha. Montagem: O Marchador

O Centro Atletismo das Galinheiras vai organizar amanhã, sábado (6/11), a partir das 14:00 horas a edição n.º 29 do Grande Prémio de Marcha Atlética (21.ª Légua do CAG) uma das mais ansiadas e aguardadas provas do calendário nacional da especialidade e que terá lugar, como habitualmente, na pista Prof. Mário Moniz Pereira – Alta de Lisboa, evento destinado a todos os escalões etários com distâncias que vão dos 1.000 aos 5.000 metros.

As entidades parceiras do Centro de Atletismo das Galinheiras na organização do evento, com a designação de “Troféu Élia Bicho” são o IDPJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, a Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro do Desporto, a Associação de Atletismo de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santa Clara.

O primeiro tiro de partida será dado para a prova dos 1.000 metros (masculinos e femininos), nos Benjamins A/B, às 14:00 horas, seguindo-se os 2.000 metros (masc. e fem.) para os Infantis e para os atletas da prova especial (deficiência intelectual), às 14:15 horas, os 3.000 metros para os Iniciados e Veteranos V e VI, às 14:40 horas, os 5.000 metros femininos para os Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos I, II, III e IV, às 15:10 horas, e por fim uma outra prova, a de 5.000 metros, no setor masculino, para os mesmos escalões da anterior, às 16:00 horas, disputando-se as provas simultaneamente nas pistas 1 e 5.

Estão inscritos até ao momento 116 atletas, em representação de 16 clubes, provenientes dos distritos, para além de Lisboa, do Algarve, Braga, Guarda, Leiria, Santarém e Setúbal, bem como a habitual e simpática delegação espanhola da Extremadura.

De entre os atletas inscritos, referência para os olímpicos, João Vieira (Sporting CP), na prova de seniores, Vera Santos (Individual), nas veteranas II, e Pedro Martins (ACR Senhora do Desterro), nos veteranos IV.

De acordo com o regulamento haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, e lembranças a todos os participantes na prova especial para deficientes, bem como taças para as dez primeiras equipas da geral coletiva e, também o “Prémio José Henriques”, atribuído aos melhores tecnicistas no conjunto dos escalões de Benjamins e Infantis, decisão a cargo de um júri nomeado para o efeito.

O Centro de Atletismo das Galinheiras decidiu este ano distinguir a figura de Élia Bicho, que representou o clube nos anos de 1989 e 1990, detentora da melhor marca infantil neste ano, e nas três épocas seguintes o Sport Lisboa e Benfica, com muito bons resultados em Grandes Prémios de Marcha e competições de âmbito nacional, destacando-se as posições de pódio alcançadas no Torneio Nacional “Marchador Jovem” de 1990 e 1991 e na final do Torneio Nacional Olímpico Jovem de 1991.

Naturalmente que não poderíamos, aqui, deixar de referir o nome de José Henriques, fundador e presidente do clube organizador, o grande baluarte do atletismo na sua zona, treinador de jovens atletas, alguns dos quais são hoje figuras de primeiro plano no panorama do atletismo nacional.

Natural do Pucariço, concelho de Proença-a-Nova, o nosso amigo José Henriques que, note-se, foi campeão e recordista nacional do salto com vara e é presença regular em Campeonatos Europeus e Mundiais de Veteranos, elogiado por governantes da área desportiva, um dia concedeu uma entrevista para a revista impressa “O Marchador”, precisamente na sua edição nº 7 – III série, do mês de junho, ano de 1997, em que já então dizia e, de certa forma, adequada aos dias de hoje:

Costumo dizer que nas Galinheiras há aspetos negativos e positivos. Os negativos ficam do lado de fora do portão, os positivos são toda a realidade do Centro. Só lamento que não haja um empenhamento maior por parte de outros e, nomeadamente, dos pais das crianças. Há um grande comodismo. Os ‘carolas’ são cada vez menos.

Este blogue disponibiliza temporariamente na secção «Docs» uma listagem de atletas inscritos (provisória), bem como o regulamento da competição, aqui.