sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Quase 200 atletas inscritos nos Campeonatos de Marcha em Estrada de Lisboa, Setúbal, Santarém e Évora, amanhã em Lisboa

Fotomontagem: O Marchador

Disputa-se neste sábado (11/12), a partir das 10 horas da manhã, mais uma edição, a de 2022, dos Campeonatos conjuntos de Marcha em Estrada das Associações de Atletismo de Lisboa, Setúbal, Santarém e Évora, desta vez num circuito instalado nos arruamentos do Estádio Universitário de Lisboa (em maio foi a edição de 2021 no Seixal), evento aberto que integra ainda o Grande Prémio de Natal de Marcha da A.A. Lisboa.

O número total de atletas inscritos atinge os 185, com Setúbal a ser a mais representativa, com 127 (69%) de 9 clubes, seguida de Lisboa, com 48 (26%), também de 9 clubes. Santarém, com 3 atletas (2 clubes), Leiria, Braga e Guarda, são outros dos distritos com intenção de participação.

O evento tem ainda a designação de «Troféu Aires Denis», personalidade marcante no ressurgimento e desenvolvimento da marcha atlética em Portugal logo após o 25 de Abril de 1974, ele próprio que foi dirigente associativo (AAL) e federativo.

De entre os campeonatos dos diferentes distritos, o mais antigo e tradicional é o de Lisboa, que soma já 39 edições, com a primeira a acontecer em 1983 e que apurou como campeões absolutos, José Pinto, do CF Belenenses, nos 30 km masculinos, e Paula Gracioso, do CCD Olivais Sul, nos 10 km femininos.

O regulamento e programa-horário do evento podem ser consultados, aqui.