Jesús Ángel García Bragado (Espanha) e Kristina Saltanovic (Lituânia). Fotos: RTVE e fb Kristina Saltanovic. Montagem: O Marchador |
A EMA - European Masters Athletics distinguiu Jesús Ángel García Bragado (M50), de Espanha, e Kristina Saltanovic (W45), da Lituânia, como os melhores atletas europeus masters na disciplina da marcha atlética no decorrer da época de 2020/2021.
Ambos olímpicos, García Bragado, marcou presença num fantástico número, 8, de edições dos Jogos, a última das quais nos de Tóquio, aos 51 anos de idade, na prova de 50 km marcha realizada em Sapporo (35.º, 4:10:03), e Kristina Saltanovic, presente em expressivas 4 edições dos Jogos Olímpicos, figura na lista de recordes da Europa em pista coberta, na categoria W45, com 14:00.40 nos 3.000 metros marcha, obtidos em Braga-2020.
A iniciativa promovida pelo organismo que superintende o atletismo veterano na Europa contemplou os melhores atletas masculino e feminino de todas as disciplinas, elegendo como «Atleta Master do Ano 2021», em termos globais, o fundista espanhol José Vicente Rioseco (M80) e a saltadora em comprimento dinamarquesa Rosa Pederson.
A lista de atletas nomeados nas diferentes categorias é a seguinte (imagem do «site» da EMA):