sábado, 18 de dezembro de 2021

Campeonatos de Marcha da Irlanda (35 km/...) serão amanhã, em Dublin

Foto: Athletics Ireland. Montagem: O Marchador

Num dos parques mais bonitos da Irlanda, o St. Anne's Park, em Raheny, Dublin, vão ter lugar na manhã deste domingo, os Campeonatos da Irlanda de Marcha Atlética, a primeira prova da World Athletics Walking Tour, com destaque para a distância de 35 km, prevendo-se a participação de mais de uma centena de atletas, naquela que já é considerada um dos maiores eventos da disciplina a nível nacional e da última década.

A principal competição reúne a presença de atletas de 10 países, com especial ênfase para a participação do sueco Perseus Karlstrom, medalha de bronze no Mundial de Doha, em 2019, vencedor das últimas duas edições do Campeonato da Europa de Nações, que se estreará na distância, com o favorito ao primeiro título irlandês na distância a dar pelo nome de Brendan Boyce, 6.º classificado nos 50 km de Doha, e que tentará bater o recorde nacional (2:31:18), em posse do seu compatriota, o campeão mundial (Moscovo’2013), Robert Heffernan.

Outros dos nomes a suscitar interesse, são os polacos Rafael Sikora e Jakub Jelonek e o do italiano Stefano Chiesa, a par do campeão europeu Sub-23, o espanhol José Manuel Pérez, e o inglês Callum Wilkinson, 10.º classificado nos 20 km dos Jogos de Tóquio.

No setor feminino, destaques para a presença das brasileiras Mayara Luize Vicentainer e Elianay Pereira, da polaca Agnieszka Ellward, e da atleta da casa, Kate Veale, que se estreia na distância.

Consulte a listagem de inscritos (elite, veteranos e sub-20), aqui.