Imagens: LOC CaliValle 2021. Montagem: O Marchador |
O atletismo fará a sua aparição nos Jogos Pan-americanos Junior (Sub-23), em Cali, no dia de amanhã (30 de novembro) prolongando-se até 4 de dezembro, com o programa da modalidade a contemplar a realização de provas de marcha em pista, na distância dos 20.000 metros, a masculina agendada para o dia 1 e a feminina para o dia 3.
Cali, que em 2015 recebeu os Campeonatos Mundiais Sub-18 e que em 2022 sediará os Campeonatos Mundiais Sub-20, recebe a primeira edição destes Jogos, inicialmente programados para acontecerem de 9 a 19 de setembro, adiados devido à pandemia da Covid-19, contando a competição com a participação de 3.800 atletas provenientes de 41 países, notando-se as desistências dos EUA, Canadá, Barbados e Bahamas.
De referir que na edição deste ano foi alcançada a paridade entre sexos, com a presença de 1.800 homens e 1.800 mulheres. Na cerimónia de abertura dos Jogos, que foi abrilhantada com uma fabulosa demonstração da salsa, uma das danças caleñas mais conhecidas no mundo inteiro, através do desempenho de 600 bailarinos de escolas de Cali, um dos momentos mais singulares teve lugar com o juramento do compromisso do fair play, que coube a honra de o ler a dois atletas colombianos, o marchador Juan Esteban Soto, acompanhado de Lucía Paola Bautista, atleta de squash.
Vários dos talentos que se revelarão nestes Jogos, participarão nos próximos Mundiais de Atletismo, em Eugene (Oregon), nos EUA, em 2022, nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, e voltarão à Colômbia, em 2027, ano em que acolherá os Jogos Pan-americanos absolutos, em Barranquilha.