domingo, 21 de novembro de 2021

Divulgado o circuito das provas de marcha para os Europeus de Munique em 2022

Imagem: European Athletics. Montagem: O Marchador

A Associação Europeia de Atletismo anunciou o circuito para as provas de marcha dos Campeonatos Europeus de Munique que terão lugar de 15 a 21 de agosto do próximo ano.

A 16 de agosto (terça-feira) está programada a realização, pela primeira vez em campeonatos europeus da modalidade, dos 35 km marcha, que substituirão os habituais 50 km, disputados desde a edição de 1934. No dia 20 de agosto (sábado) terão lugar as provas de 20 km.

Todas elas serão realizadas num circuito de 2 quilómetros, bem no centro da cidade, entre a Praça Odeonsplatz (uma das principais praças da cidade, em que se destacam a imponente Feldherrnhalle, construída em 1841, a Igreja de São Caetano, com a sua bela fachada e o jardim Hofgarten, de estilo italiano) e a Praça Professor Huber (homenagem a este professor universitário, que se destacou na luta antifascista).

O piso asfaltado é totalmente plano e espera-se a presença de um numeroso público a assistir às provas, a exemplo do que se presenciou aquando dos Mundiais de Berlim, em 2018.

Lembramos que a quota de participação em cada uma das quatro provas de marcha está limitada a 36 atletas, com o período definido para a obtenção dos mínimos (João Vieira já os assegurou na prova de 35 km e Inês Henriques, campeã na última edição, em 2018, terá direito a um wild-card, sujeita a regras próprias de qualificação da FPA), a terminar no dia 26 de julho de 2022 podendo, ainda, a qualificação ser obtida através do posicionamento do ranking mundial.

De referir que do lado alemão, Jonathan Hilbert, medalha de prata nos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Tóquio, será uma das possibilidades de obter uma medalha na prova dos 35 km.

Os recordes europeus na distância dos 20 km marcha (estrada) estão na posse de Yelena Lashmanova (Rússia), com 1:25:02 (2012) e de Yohann Diniz (França), com 1:17:02 (2015). Se bem que disputado num outro circuito da cidade de Munique, o recorde dos campeonatos nos 20 km marcha masculinos, é pertença do espanhol Francisco Fernández, com 1:18:37, tempo obtido na edição dos Europeus de 2002, a 6 de agosto desse ano.

E se falamos em atletas, também não podemos de deixar de destacar e endereçar os parabéns para a intervenção no evento, no âmbito do ajuizamento, de três juízes internacionais portugueses, nomeadamente, Jorge Salcedo, destacado membro do Painel de Oficiais Técnicos Internacionais, do qual é formador, que presidirá ao Júri de Apelo, José Dias, juiz internacional de marcha, que atuará nas provas da especialidade, e Rui Loução, integrado na equipa de Oficiais Técnicos Internacionais.