sábado, 6 de novembro de 2021

Challenge de Leiria em Marcha Atlética, este domingo na Sismaria

Imagem: fb ADAL

A sétima edição do Challenge de Leiria em Marcha Atlética vai ter lugar no domingo (7/11) na Sismaria, Monte Redondo, Leiria, num circuito de 1 km instalado na Prof. Luzia Pedrosa Rôla, com a organização a cargo do Leiria MAC e da ACDR Cooperativa da Sismaria.

As principais provas do programa deste ano serão disputadas na nova distância dos 35 km, para masculinos e femininos, com naturais expetativas de obtenção de mínimos de participação para os principais eventos internacionais de 2022, os mundiais de Eugene, Oregon, em julho (masc. 2:33:00 e fem. 2:54:00) e os Europeus de Munique, em agosto (masc. 2:35:30 e fem. 2:55:00).

Para referida distância, com início às 9 horas, são 4 os atletas masculinos inscritos: Hélder Santos (LMAC), João Pedro Vieira (CPTSC), Manuel Marques (AJS) e Rui Coelho (SLB). Nos femininos, deverão ser 2 atletas a alinharem na partida: Inês Henriques (CNRM) e Vitória Oliveira (SCB).

Os recordes nacionais estão na posse de João Vieira (SCP), com 2:37:59, e de Inês Henriques, com 2.45.51, ambas as marcas obtidas em Porto de Mós, ele em 2016 e ela em 2018.

O programa do Challenge contempla ainda provas de 10 km para juvenis, 4 km para iniciados, 3 km para infantis e 500 m para benjamins, masculinos e femininos, bem como provas extra sobre outras distâncias.

Lamentável, até pela escassez de provas de marcha atlética no nosso país, é a realização deste evento no mesmo fim de semana do já anunciado há muito tempo 28.º Grande Prémio de Marcha das Galinheiras (Lisboa), algo que poderia e deveria ter sido evitado, havendo prejuízo para ambas as iniciativas.