segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Vladimir Golubnichiy (1936-2021)

Vladimir Golubnichiy. Fotos: Portal da Cidade de Sumy e Getty Images
Montagem: O Marchador

A comunidade do atletismo mundial está de luto pelo falecimento de Vladimir Golubnichiy, ocorrida no dia de hoje, aos 85 anos de idade.

Vladimir Golubnichiy nasceu em 2 de junho de 1936, em Sumy, na Ucrânia, tendo competido em representação da União Soviética e participado em cinco Jogos Olímpicos, sempre nos 20 km marcha.

Os pontos altos da sua brilhante carreira ocorreram nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e da Cidade do México, em 1968, onde se sagrou campeão olímpico. Seria ainda medalha de bronze nos Jogos de Tóquio, em 1964, e de prata nos Jogos de Munique, em 1972.

Foi medalhado em três Europeus de Atletismo, nos 20 km marcha, sendo terceiro nos de 1962, em Belgrado, segundo nos de 1966, em Budapeste, e campeão europeu nos de Roma, em 1974, tendo ainda batido por duas vezes o recorde mundial da distância.

Uma lenda do desporto na Ucrânia e em Sumy, onde há um museu em que estão expostos as medalhas e troféus ganhos, a cada ano tem lugar na sua cidade natal os campeonatos nacionais do país, onde Golubnichiy é a grande figura de cartaz. Em 2012 viu as suas proezas atléticas serem reconhecidas pela IAAF (hoje World Athletics) através da inscrição do seu nome no Hall of Fama.

A equipa do blogue «O Marchador» expressa as sentidas condolências à família, amigos e companheiros do desporto.