domingo, 1 de agosto de 2021

Campeonato Mundial de Seleções de 2022 no Sultanato de Omã

Fotos: arquivo Hagen Pohle/RaceWalk Pictures e Times of Oman
Montagem: O Marchador

A World Athletics, cujo Conselho se reuniu em Tóquio, anunciou que o próximo Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética (estrada) vai ter lugar em Mascate, capital do Sultanato de Omã, no próximo ano, dias 4 e 5 de março, e que substitui Minsk, na Bielorrússia, inicialmente designada para acolher o evento.

As provas serão realizadas na área do Centro de Convenções e Exposições de Omã, com o primeiro dia reservado às provas de 20 km masculinos e femininos e ainda aos 20 km Sub-20, estando prevista para o segundo dia a realização de uma prova mista de 35 km marcha, no que poderá ser um indício do que nos reservará o programa completo da marcha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A organização do evento pretende transformar a jornada mundial de marcha numa mais ampla celebração do atletismo, abrangendo os dias 1 a 6 de março do próximo ano, com a realização de provas para os mais jovens atletas (1 e 2 km) e veteranos, e de um Festival de Parkrun.

Omã é um país da Península Arábica, que faz fronteira com a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Iémen, uma região de dunas habitada pelos beduínos. A capital é uma cidade portuária que abriga a Grande Mesquita do Sultão Qaboos, uma grandiosa construção contemporânea, e o antigo bairro à beira-mar de Muttrah, com um mercado árabe labiríntico e um movimentado mercado de peixes.