quarta-feira, 4 de agosto de 2021

AIU exclui Nazar Kovalenko dos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Nazar Kovalenko. Foto: Sport Segodnya

A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU, Athletics Integrity Unit) comunicou no passado dia 28 de julho que 20 atletas (não referindo nomes) de 7 países foram considerados não elegíveis de participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 por não terem cumprido com as obrigações das regras de antidoping em particular com o número requerido de controlos fora de competição (pelo menos três controlos realizados com não menos de 3 semanas de intervalo nos 10 meses antes de um grande evento).

De acordo com informação divulgada em 29/7 pela Federação de Atletismo da Ucrânia, Nazar Kovalenko foi um dos atletas identificados pela AIU e que estando qualificado para a prova dos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos ficou assim excluído da comitiva olímpica nacional.

Entretanto, Kovalenko, que ainda assim seguiu viagem para Sapporo, publicou hoje um texto nas redes sociais afirmando o absurdo e a injustiça da sua exclusão. Soube-se ainda que o atleta terá apelado para o Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (CAS), cujo desfecho não lhe foi favorável.

De recordar que os Campeonatos da Ucrânia no ano passado (março/2020) em Ivano-Frankivsk marcaram o regresso às competições de Kovalenko após suspensão de 3 anos por dopagem (anomalias no passaporte biológico a 11/5/2012). Ver peça do blogue «O Marchador», aqui.

A representação ucraniana nos 20 km marcha de amanhã em Sapporo fica assim a cargo de 2 atletas, Ivan Losev e Eduard Zabuzhenko.