sábado, 25 de junho de 2016

Primeira prova de 50 km em Portugal

José Pinto em competição em Alenquer.
Foto: (arquivo) F. Reis
Faz hoje precisamente 33 anos em que se realizou pela primeira vez em Portugal uma prova de 50 Km marcha, distância olímpica introduzida nos Jogos de Los Angeles, em 1932.

A 25 de junho de 1983, numa iniciativa do Clube Português de Marcha Atlética e do Sporting Clube de Alenquer, esta vila dos arredores de Lisboa assistiu à primeira competição de 50 km disputada em Portugal. Natural vencedor: José Pinto.

Com a marca de 4.06.04 h, o belenense conseguia de uma assentada estabelecer o primeiro recorde português da distância e averbar os mínimos tanto para os primeiros Mundiais de Atletismo, em Helsínquia, nesse Verão, como para os Jogos Olímpicos do ano seguinte, em Los Angeles.

A prova, disputada num circuito de 5898 metros, foi concluída ainda por Paulo Alves, Francisco Alves, José Domingues, José Dias e Joaquim Matameu.

Luís Dias era o presidente do CPMA e Jorge Riso o presidente do SCA. Este, mais tarde, presidiu aos destinos da Câmara Municipal de Alenquer. Francisco Reis, que foi um dos melhores marchadores portugueses na distância dos 20 km marcha, internacional, natural da região, tratou dos aspetos logísticos, e da necessária autorização da entidade policial. Foi dele a autoria dos originais troféus entregues aos participantes naquela histórica competição em que os objetivos propostos foram plenamente conseguidos.