quarta-feira, 1 de junho de 2016

Grace Wanjiru qualifica-se para os Jogos Olímpicos com recorde de África

Grace Wanjiru Njue. Foto: SNA (arquivo)
Montagem: O Marchador
Grace Wanjiru Njue sagrou-se campeã do Quénia na prova de 20 km marcha, competição que teve lugar no sábado passado, no Centro de Desportos de Kasarani, construído em 1987 e que acolheu, em 2010, os Jogos de África.

A marca obtida por Wanjiru - 1:34:09 – constitui um novo recorde africano da distância, que a própria atleta detinha desde a realização daqueles campeonatos (1:34:19), e permite-lhe o acesso aos Jogos Olímpicos, os do Rio de Janeiro, agendados para agosto próximo.

Depois da controvérsia que se instalou no seio do atletismo queniano com a sua exclusão dos Jogos de Londres (2012), Grace, com 16 anos de atividade competitiva e quatro olimpíadas passadas, saboreia, finalmente, a qualificação olímpica.

A competição, que estava inicialmente marcada para terça-feira (24) mas que teve de ser adiada para 28, foi uma benção para a marchadora queniana que, assim, pode recuperar-se da inoportuna gripe que sofrera dias antes, talvez devido ao frio que se fazia sentir em Nairobi.

A melhor atleta africana da especialidade, medalha de prata nos Jogos da Commonwealth e cinco vezes campeã africana, representou o clube das Forças Armadas.Na segunda posição classificou-se Linda Waweru, com 1:41:52, e no terceiro lugar do pódio Esther Murugi, com 1:46:06.

“Desde o ano passado que treino intensamente com vista à participação nos Jogos Olímpicos. Estou muito feliz”, declarou Wanjiru, à imprensa. A atleta, de 37 anos, acrescentou, ainda, que foi um sonho tornado realidade, tendo ficado muito preocupada quando, poucos dias antes da competição, apanhou uma gripe.

Qualificada, igualmente, para os Campeonatos de África, que terão lugar em Durban, na África do Sul, e onde tentará alcançar o sexto título consecutivo, a campeã queniana acredita que a sua presença nos Jogos Olímpicos e os patrocínios que daí possam resultar, motivará o aparecimento de outras marchadoras.

Resultados completos do evento, aqui.