domingo, 6 de dezembro de 2015

Susana Feitor é destaque no Diário de Notícias

Foto: Pedro Rocha / Global Imagens / DN
O Diário de Notícias, um dos títulos mais importantes da imprensa nacional, com 150 anos de história, dá hoje grande destaque, pela pena do jornalista Rui Marques Simões, à atleta Susana Feitor, prestigiada marchadora portuguesa, com um percurso desportivo, no plano nacional e internacional, de inegável qualidade. Com a devida vénia, “O Marchador” transcreve um excerto da referida peça.

A ícone da marcha nacional concilia o desporto com um curso de gestão. Em 2016 quer participar nos Campeonatos do Mundo e não descarta Jogos Olímpicos

Se, em 1990, tivessem dito àquela miúda "inocente, inexperiente no atletismo e na vida" que ia passar os 25 anos seguintes entre a elite nacional e mundial da marcha atlética, ela não teria acreditado - "de maneira nenhuma". Mas o tempo passou, desde que conquistou o título mundial de juniores e, aos 40 anos, com 15 medalhas internacionais no currículo, ela lá continua. Susana Feitor começa a abrandar o ritmo - para conciliar a alta competição com o curso de Gestão - mas não a ambição: em 2016 quer participar no novo Campeonato do Mundo de equipas (antiga Taça do Mundo) e não descarta os Jogos Olímpicos.

"Estou numa fase de transição. Como uma larva que se transforma em borboleta, estou a deixar o casulo, a minha zona de conforto, que é praticar desporto de alto rendimento", descreve a marchadora ao DN. Mas, ao contrário do que acontece na natureza, a metamorfose não é assim tão simples. "Não está a ser fácil. Estou a adaptar-me. Ando cansada, sempre com vontade de dormir...", descreve Susana Feitor, sobre o processo de conciliar os treinos diários com as aulas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

A nova vida chega aos 40 anos, quando a atleta começa a pensar no adeus à marcha - que ainda não tem data marcada. "Para conseguir resultados desportivos de alto nível o foco na performance tem de ser total. Por isso é que não tenho um curso ainda: adiei, adiei...", recorda Susana Feitor, que não conseguiu fazer mais do que "uma ou duas cadeiras por ano", enquanto esteve inscrita em Ciências do Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Agora, o foco mudou: a marchadora voltou à cidade-natal, escolheu Gestão para poder aplicar a experiência adquirida em mais de duas décadas de ligação ao atletismo e ao movimento olímpico, e tem de conciliar os dois mundos.