sábado, 5 de dezembro de 2015

Fernando Elias (Brasil), o demolidor de recordes – I

Fernando Elias, o 1.º da direita na 3.ª fila, na equipa ADC Pirelli.
Foto remetida pela família Elias.
“O Brasil tem heróis que quase ninguém conhece. Tenho orgulho de apresentar a vocês Fernando Elias, o "Demolidor de recordes". Um atleta que galgou sozinho os degraus do esporte. Foi campeão paulista, brasileiro, sulamericano, panamericano de Marcha Atlética. Isso num tempo em que a modalidade era praticamente inexistente no Brasil”.

Quem assim o descreve na sua página de facebook “Cidades, pessoas e decisões” é Eduardo Reina, jornalista, sobrinho do ex-recordista brasileiro dos 50 km marcha e que o blogue “O Marchador” dá a conhecer aos seus leitores. Uma fantástica história, a de Elias, que começou a praticar a marcha atlética aos 35 anos, e que o próprio, com a participação dos seus filhos, nos relata, desfiando momentos de uma vida marcante no plano pessoal e desportivo.

Fernando Elias nasceu em 22 de setembro de 1935, no Bairro da Mooca, em São Paulo. Filho de pais emigrantes da Croácia, teve uma infância marcada por dificuldades económicas, mas foi no seu problema de saúde – dificuldades respiratórias – que residiu a maior preocupação da família, impedindo-o de brincar normalmente com as outras crianças do bairro. Em adulto viu no desporto uma oportunidade de ouro para mudar a sua vida.

A 3 de abril de 1976 (ainda a marcha atlética portuguesa dava os seus primeiros e decisivos passos, depois de fugazes aparições em 1913 e e em meados do século XX), Elias estabeleceria um novo recorde brasileiro dos 50 km marcha, com o tempo de 4:27:30, resultado obtido em Santo André, localidade onde ainda vive atualmente. Tinha 41 anos de idade quando obteve tal marca, ainda hoje bem dentro dos 20 melhores registos brasileiros de todos os tempos. Resistiu 15 anos até ser batida por Paulo Roberto Ávila, a 3 de março de 1991

Fernando Elias bateu, em 36 ocasiões, o recorde nacional em provas de marcha atlética, com as dificuldades acrescidas de quem se treinava sozinho e em que o acompanhamento nas várias vertentes do desporto de alta competição, que hoje são condições essenciais para a evolução, no plano internacional, de um desportista de eleição, inexistentes naquele tempo.

Os seus feitos desportivos, na década de setenta e oitenta, foram de tal modo relevantes que um jornal desportivo de referência, “A Gazeta Esportiva”, o apelidou de “Demolidor de Recordes”.

O atual recordista brasileiro dos 50 km marcha, Mário José dos Santos Júnior, convidado a falar de Fernando Elias, não é parco em elogios:

“Fernando Elias foi e sempre será o maior marchador de 50km brasileiro de todos os tempos, pelo espírito desbravador, pela raça, garra e deteminação jamais visto em um atleta, por dezenas de recordes batidos, inclusive no mesmo ano. Ficou conhecido como destruidor de recordes, em uma época em que a estrutra esportiva era mínima ou nenhuma, nao existia suplementacão, treinamento científico e material esportivo adequado, o que faz do Sr. Elias um superhumano. Cidadão de bom caráter, sempre lutou pelo crescimento da modalidade em nosso país. Sinto apenas pelos dirigentes da época que não olharam para este magnífico atleta, pois hoje certamente teríamos uma medalha olímpica nos 50km de marcha atlética. Comparando o atual recorde brasileiro (minhas 3h55) com a marca do Fernando Elias (4h27) há 30 anos, dá pra perceber o quanto sou um atleta medíocre ao lado do lendário Fernando Elias. Toda vez que estou com preguiça para treinar ou com receio da chuva, lembro que o Sr. Elias fez 2800 de 20m no quintal de casa em um dia chuvoso para não perder o dia de treino.”