sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Celorico da Beira realiza 16.º grande prémio de marcha

O saudoso Carlos Amaral em 1997, o cartaz do evento e o castelo da
vila erigido na Idade Média. Fotos: O Marchador e Câmara Municipal
de Celorico da Beira. Montagem: O Marchador
A Associação de Atletismo da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira vão organizar a 16.ª edição do Grande Prémio de Celorico da Beira, evento que constituirá, uma vez mais, um tributo à memória de Carlos Amaral, falecido a 4 de dezembro de 1999 (no dia da realização de um dos grandes prémios). Treinador e dirigente, muito dinamizou a atividade desportiva na região, fazendo nascer o evento, que teve a sua edição inaugural em 1996.

A competição que engloba, também, o Campeonato Distrital da Guarda, vai ter lugar no centro da vila, num circuito de 500 metros, em asfalto, e decorrerá na Avenida da Corredoura, junto ao Jardim Parque "Carlos Amaral". Disporá de certificado de medição oficial, emitido pela CNEC, e com um corpo de juízes da Associação de Atletismo da Guarda, incluindo elementos do seu painel de juízes especialistas de marcha.

Um facto absolutamente inovador, essencialmente pela dimensão que revela, é o apoio da autarquia local na atribuição de prémios monetários aos melhores classificados em valor que ultrapassa as oito centenas de euros. Apesar desse "incentivo" suplementar, o diretor-técnico da AAG, António Fragoso, que tem desempenhado um importante papel na organização do evento, esperava números mais elevados de aderência.

Fragoso reconhece que este ano a Câmara Municipal investiu mais, nomeadamente na atribuição de prémios monetários e, na realização de um vasto conjunto de outras atividades desportivas, entre elas, provas de corrida e de caminhada. No entanto, ainda segundo o coordenador-técnico da AAG, tal incremento não correspondeu às expetativas pois o número de inscritos situa-se, até ao momento, pela meia centena de atletas. "Celorico da Beira é uma zona do interior do país, onde não há clubes, os atletas são poucos, e os que poderiam vir de fora olham para os gastos de combustível e de portagens", afirma Fragoso.

Ainda assim, está confirmada a presença do benfiquista Sérgio Vieira, forte candidato à participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e da excelente equipa do Centro de Atletismo de Seia. Pedro Martins, multicampeão português dos 50 km marcha, afirmou: "vamos todos participar e lutar por títulos individuais e coletivos". Alguns dos jovens e promissores marchadores do CAS, orientados tecnicamente por João Gomes e Pedro Martins, partem esta época com boas expetativas de integrarem as seleções nacionais. O primeiro passo será dado em Celorico da Beira.

No final das competições, e após a distribuição de prémios, será servido um churrasco a todos os participantes, momento que constituirá, igualmente, oportunidade para agradável convívio sob o patrocínio da Câmara Municipal de Celorico da Beira.

Consulte o programa do evento aqui.