quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vera Nacharkina é a nova directora do centro de treino de Saransk

Vera Nacharkina. Foto:Runners.ru 
Vera Nacharkina foi nomeada pelo Ministério do Desporto da República Autónoma da Mordóvia para directora interina do Centro de Preparação Olímpica de Marcha Atlética Viktor Chyogin, em Saransk, anunciou esta segunda-feira o centro de treino na rede social VKontakte. A antiga marchadora substitui no cargo Olga Kaniskina, a campeã olímpica de marcha de Pequim-2008 e vice-campeã de Londres-2012, que desempenhou aquelas funções durante cerca de um mês, em substituição, por sua vez, de Viktor Kolesnivov.

Tanto Kaniskina (esta semana) como Kolesnikov (em Dezembro passado) acabaram afastados da direcção do centro de treino devido ao envolvimento de ambos no escândalo de dopagem que afecta não apenas o Centro de Preparação Olímpica de Saransk mas também a própria Federação Russa de Atletismo, sobre a qual recaem suspeitas de manutenção de um sistema organizado de dopagem e de encobrimento de resultados positivos de análises de «doping».

Vera Nacharkina foi uma marchadora cuja carreira competitiva atingiu os pontos mais elevados no final da década de 1990, fase em que estabeleceu as melhores marcas pessoais nos 20 km (1.30.31, em 1997) e nos 10 km (42.31, em 1998).
Fazendo parte da equipa de treinadores do Centro de Preparação Olímpica de Saransk, Vera Nacharkina foi uma das envolvidas no recente caso das fotografias dos Campeonatos de Marcha Atlética da República da Mordóvia em pista coberta, disputados no passado dia 30 de Dezembro no complexo desportivo de Saransk. Na ocasião, vários atletas competiram e foram medalhados apesar de se encontrarem suspensos por dopagem.

O facto foi desmascarado através de fotografias e filmes do evento, surgindo posteriormente novas imagens de «competição» e de cerimónias de pódio com que o centro terá pretendido provar que as fotos anteriores não eram dos campeonatos de 2014 mas de uma edição mais antiga. No entanto, tudo aponta para ter-se tratado de uma encenação para tentar encobrir a violação da suspensão pelos atletas envolvidos, entre os quais a campeã olímpica de Londres-2012 Elena Lashmanova.

A essa farsa prestou-se também a nova directora do centro de treino, Vera Nacharkina, que surge a entregar medalhas tanto nas fotografias de 30 de Dezembro de 2014 como nas que terão sido encenadas e publicadas já em Janeiro de 2015.

Enquanto treinadora ao serviço do Centro de Preparação Olímpica de Saransk, Vera Nacharkina estava encarregada da orientação técnica dos atletas de reserva, antes de estes atingirem o mais alto nível competitivo e passarem a ser acompanhados por Viktor Chyogin, um dos principais suspeitos de envolvimento nos processos de dopagem, mas nunca formalmente acusado nem sancionado.