quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Esclarecimento da AIFA

Assediada por numerosos órgãos de informação para obter esclarecimentos e comentários aos recentes casos de suspensão de marchadores russos, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA) emitiu esta quarta-feira uma nota de imprensa fazendo notar que os atletas envolvidos nestes últimos processos foram apanhados com base no programa do Passaporte Biológico do Atleta. No entanto, acrescenta a referida nota, os casos foram remetidos à Federação Russa de Atletismo para decisão, conforme regulamentado pela AIFA.

Manifestando-se satisfeita por terem sido encontradas circunstâncias agravantes em todos os casos, a AIFA adianta que a consequência será, agora, a revisão da atribuição de títulos em grandes competições, mas só depois de receber e analisar de forma cuidadosa as decisões da Federação Russa de Atletismo, a fim de certificar-se de que cumprem escrupulosamente as normas da AIFA.

Com os cinco novos casos divulgados esta semana, acrescenta o documento, são 23 os atletas russos de alta competição sancionados com base no programa do passaporte biológico, lançado em 2009 e até agora com sanções aplicadas a 37 atletas de vários países.

A nota termina dizendo que o número de casos referentes a atletas russos no atletismo em geral e na marcha atlética em particular é uma preocupação para a AIFA, que afirma estar a desenvolver, com o apoio da Agência Mundial Antidopagem, uma investigação completa sobre as recentes acusações de dopagem no atletismo da Rússia.

Pode aceder aqui ao documento original, em inglês e francês.