sábado, 17 de janeiro de 2015

Susana Feitor – um recorde nacional com 21 anos

Susana Feitor. Foto no blogue da atleta.
Completaram-se 21 anos, no dia 15 deste mês, em que Susana Feitor, a mais consagrada e prestigiada marchadora portuguesa de todos os tempos, estabeleceu o recorde nacional de juniores (e absoluto) dos 10 quilómetros marcha. O feito foi alcançado na quarta edição do Grande Prémio de Marcha Atlética de Grândola, em estrada, quando a atleta ribatejana fixou a marca de 43.30 m, cotada, nesse ano, como uma das de maior valia mundial no escalão etário de juniores.

O evento, um dos mais importantes certames nacionais do calendário competitivo da especialidade, contou, naquela edição de 1994, com a presença de 109 atletas, do Porto ao Algarve, competindo, praticamente, todos os melhores atletas portugueses. Susana Feitor, optara por participar na prova absoluta, que venceria destacadamente, ladeada, no pódio, pelas irmãs Gonçalves, Isilda, com 47.31, e Lígia, com 49.25, enquanto outra júnior, Isilda Jorge, se evidenciaria também, ao realizar a marca de 49.49.

Foi um ano muito importante para Susana Feitor, nascida em Alcobertas, Rio Maior, e que representou em quase toda a sua atividade desportiva, o Clube de Natação de Rio Maior. Treinada por Jorge Miguel, que a iniciou nos primeiros passos (1990), da sua muito bem sucedida trajetória na marcha atlética, e acompanhou-a tecnicamente até 2010, foi medalha de prata nos 5.000 m marcha dos mundiais de juniores de Lisboa, naquele marcante ano de 1994.

A homenagem pública a Susana Feitor, nas páginas deste blogue, também é extensível aos dirigentes e funcionários da Câmara Municipal de Grândola que apoiaram, durante vários anos, um excelente grande prémio, que frequentemente proporcionava resultados de elevado nível técnico, e aos responsáveis do Clube Recreativo “O Grandolense”, o rosto da iniciativa desde o primeiro grande prémio, em 1991, até à sua extinção, em 2011. O clube contou, nos primeiros anos, com o apoio e a colaboração técnica de Paulo Alves, um ex-marchador que atingiu posição de particular destaque nos anos setenta e oitenta.

Muitas atividades (concentrações, estágios e colóquios) de apoio à seleção nacional de marcha foram concretizadas na região, normalmente coincidindo com a realização do grande prémio, em janeiro de cada ano. Houve apoio efetivo da autarquia, no tempo das presidências de Fernando Travassos e de Carlos Beato, figuras sempre presentes, e trabalho eficiente dos mais diversos setores da Câmara Municipal, coordenados por Margarida Moreno, técnica da Divisão de Desporto.