quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Susana Feitor em dia de aniversário

Susana Feitor. Foto: facebook da própria
Susana Feitor, natural de Sourões, Alcobertas, Rio Maior, completa hoje 40 primaveras, aniversário pelo qual a equipa de “O Marchador” lhe endereça os parabéns.

Em 1987 a Associação de Atletismo de Santarém precisou de uma marchadora para a selecção distrital que disputaria, nesse ano, o Interassociações de Juvenis e Jorge Miguel, que a treinou durante vários anos (1987/2010), levou-a a competir nessa prova, tinha ela 12 anos.

Logo aí fez os mínimos para o Campeonato Nacional de Juvenis. Da surpresa à revelação foi uma passada muito rápida. Realizando sucessivos mínimos de participação em campeonatos nacionais para escalões etários superiores ao seu, foi pulverizando recordes nacionais em várias distâncias, nos escalões de juvenis a absolutos.

Aos 14 anos, com mínimos para os Campeonatos Europeus de Varazdin, na Jugoslávia, participou, pela primeira vez, numa grande competição internacional de atletismo. Apenas um ano depois, em 1990, na cidade búlgara de Plovdiv, tornava-se a mais jovem campeã de um mundial de juniores.

Em 1990 foi-lhe atribuída pelo Governo a medalha de Mérito Desportivo, seguindo-se-lhe, ao longo da sua carreira desportiva, variadíssimas homenagens e honrarias. Foram meritórios os desempenhos em competições internacionais do mais elevado nível, de que se destaca a conquista da medalha de bronze nos campeonatos mundiais de 2005, em Helsínquia, nos 20 km marcha, alcançando um total de 8 medalhas em campeonatos europeus e mundiais de juniores e absolutos.

Treinada atualmente por Stephan Plätzer, e em plena preparação para mais uma época, que se espera, de novo, em grande nível, Susana Feitor inscreveu-se para a primeira grande competição internacional de 2015, em Chihuahua, no México, no dia 7 de março, prova integrada no challenge mundial de marcha.