domingo, 18 de janeiro de 2015

Bakulin suspenso desde 2012

Bakulin nos campeonatos da Mordóvia
em 30-12-2014: Foto: German Makushin
O campeão mundial de 50 km marcha de Daegu-2011, o russo Sergey Bakulin, encontra-se suspenso desde 2012, na sequência de irregularidades detectadas no passaporte biológico. Ausência estranhada em várias competições internacionais, com realce para os Mundiais de Moscovo de 2013, onde se esperava que defendesse o título conquistado dois anos antes, Bakulin não teve a suspensão divulgada nem pela federação russa nem pela federação internacional, não se sabendo ainda qual a duração da sanção imposta.

A notícia do castigo aplicado a Bakulin foi divulgada esta sexta-feira pela Associated Press, citando um porta-voz da Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA), Chris Turner. O dirigente da federação internacional acrescentou que o atleta permanece «suspenso preventivamente até à conclusão dos procedimentos de investigação», sem, no entanto, especificar quando foi que a AIFA teve conhecimento da sanção aplicada ao marchador.

Sergey Bakulin arrisca agora nova suspensão por período mais alargado, depois do que parece ter sido a recente participação nos Campeonatos de Marcha Atlética da República da Mordóvia em pista coberta, realizados em Saransk a 30 de Dezembro e envolto em polémica, dado que, como «O Marchador» constatou, surgiram fotografias revelando a participação nessas provas de atletas que se encontravam impedidos de competir por motivos de suspensão.

Dois dias depois da informação divulgada pelo nosso blogue, a reportagem fotográfica publicada aqui apresentava o acrescento de algumas dezenas de imagens que pretendiam dar a ideia de que as primeiras fotos na verdade seriam de 2012 e que as novas corresponderiam, essas sim, aos campeonatos de 2014. No entanto, vários detalhes das imagens acrescentadas deixavam a ideia de se tratar de fotografias encenadas. O marchador canadiano Evan Dunfee publicou mesmo um texto (aqui)  demonstrando que as imagens da reportagem inicial (mais de quinhentas) não poderiam ser de 2012, uma vez que, além de estarem identificadas como pertencendo aos referidos campeonatos de 30 de Dezembro de 2014 e de terem sido publicadas no início de Janeiro de 2015, revelavam, em alguns casos, atletas com uniformes e sapatilhas que surgiram apenas em 2013.

No caso, eram publicadas imagens que pretendiam «repor a verdade» sobre a competição de seniores femininos (ganha por Elena Lashmanova, à frente de Elmira Alembekova e de Anisya Kirdyapkina, conforme visto no pódio fotografado) e de seniores masculinos, onde Bakulin fora segundo, atrás de Aleksander Ivanov e à frente de Mikhail Ryzhov (ainda de acordo com as imagens do mesmo álbum).

E aqui surgiu então a estranheza relacionada com a prova masculina. Se no caso dos 5000 m femininos a «substituição» poderia ser entendida como eventual tentativa de encobrir a alegada participação de Lashmanova (que está suspensa até 2016 e já não constava no pódio das imagens acrescentadas), já nos 5000 m masculinos não se percebia a razão da substituição das fotografias.

Percebe-se agora: Sergey Bakulin estava suspenso e, apesar de não se tratar de suspensão que tivesse sido divulgada, alguém terá querido fazer de conta que Bakulin não estava lá e acrescentou imagens em que o pódio era preenchido por Aleksander Ivanov, Mikhail Ryzhov e Denis Strelkov (este último não constava do pódio inicialmente divulgado na reportagem fotográfica).

A acrescentar às acusações recentes de que a Federação Russa de Atletismo mantém um esquema de dopagem sistemática e de encobrimento de análises positivas e ainda à polémica já instalada sobre os campeonatos da Mordóvia de Dezembro passado, surgem agora algumas perguntas inevitáveis relacionadas com a situação de Sergey Bakulin. Por que razão a federação russa (FRA) e a federação internacional (AIFA) não divulgaram a suspensão aplicada a Sergey Bakulin? Quando foi que a AIFA teve conhecimento dessa suspensão? Que responsabilidade têm essas duas entidades e as agências antidopagem (russa e internacional) neste processo de suspensão sem divulgação pública? Por que razão a suspensão de Bakulin não constava (e continua a não constar às 10h00 de Portugal continental de 18 de Janeiro de 2015) da lista de atletas suspensos publicada no «site» da AIFA?

Perguntas que exigem resposta a curto prazo, sob pena de grave degradação da confiança nas entidades envolvidas. Entretanto, aguarda-se o resultado da investigação sobre a alegada participação de Elena Lashmanova e da também antiga campeã mundial de juniores Ekaterina Medvedeva nos campeonatos da Mordóvia do mês passado, tendo para o efeito sido criada uma comissão de inquérito pela Federação Russa de Atletismo.

Sergey Bakulin é o 18.º marchador treinado por Viktor Chyogin a ser suspenso por dopagem, sendo um dos atletas integrados no Centro de Preparação Olímpica de Saransk.