sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

11 eventos integram o Challenge mundial de marcha de 2015

A Federação Internacional de Atletismo divulgou o regulamento do challenge mundial de marcha para o corrente ano. O evento integra competições divididas por três categorias.

Na categoria A, os mundiais de atletismo de Pequim, na China, de 22 a 30 de agosto, assumem-se como o principal evento do ano.

A categoria B integra o circuito de Chihuahua, no México (7 de Março), o meeting de Dudince, na Eslováquia (21 de Março), uma estreia nesta categoria, ambos os eventos a realizarem-se no mês de março, o Grande Prémio de Rio Maior, em abril (dia 18), que regressa a este patamar depois de dois anos de ausência, Taicang, na China (1 de Maio), que tem integrado, nos últimos anos, o challenge mundial e acolheu, com grande sucesso, a taça do mundo de 2014, e por fim, o tradicionalíssimo grande prémio da Corunha, em junho (dia 6).

Na categoria C estão englobados os principais campeonatos ou taças continentais da especialidade, da Oceânia, em fevereiro, da Ásia, em março, de África, em abril, e da América e da Europa, em maio.

De referir que os três primeiros classificados, masculinos e femininos, da classificação geral estão automaticamente apurados para os mundiais de Pequim, nos 20 km marcha.

Os organizadores suportarão os custos de viagem e estadia de, pelo menos, 8 atletas, em representação de quatro diferentes países, em cada uma das suas provas internacionais, de acordo com 50 nomes (25 masculinos e 25 femininos) indicados na lista de elite, apurada em função dos principais eventos planetários. Assinala-se, especialmente, a presença das portuguesas Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos e Susana Feitor, e dos brasileiros Caio Bonfim, e Erica de Sena.

O calendário e a regulamentação (em língua inglesa) podem ser consultados aqui.