Imagem: Xinhuanet. Montagem: O Marchador |
Pequim, a capital da China, foi a cidade escolhida para receber em 2027 os Campeonatos Mundiais de Atletismo, por deliberação do Conselho Executivo da World Athletics, que rege a modalidade, na sua 234.ª sessão, realizada na cidade escocesa de Glasgow.
Sebastian Coe, presidente da WA, endereçou os parabéns a Pequim pelo êxito que constituiu a realização na cidade da 15.ª edição, em 2015, acolhendo o evento 12 anos depois, um país que tem uma população de 1,4 mil milhões de pessoas e é “um dos maiores mercados desportivos do mundo”.
Inicialmente, havia a possibilidade da escolha de Istambul e também de Roma, que comemoraria os 20 anos da realização dos Mundiais de 2007, mas razões de natureza financeira levaram a que tais propósitos fossem descartados.
A grande novidade emanada do Conselho da WA é que, pretendendo-se que a temporada de pista ao ar livre termine em meados do mês de setembro, segundo se refere, fruto de um calendário global mais consistente, a época do atletismo concluir-se-ia ao mais alto nível com a realização, em anos pares não olímpicos, de um evento com os melhores atletas mundiais, ainda a esclarecer.