As provas de 20 km vencidas por Bernardo Barrondo e María Fernanda Peinado e os pódios. Fotos: Federación Nacional de Atletismo de Guatemala. Montagem: O Marchador |
A terceira edição dos Campeonatos Centro-americanos de Marcha Atlética, que teve lugar neste fim de semana, em San Jerónimo, Baja Verapaz, na Guatemala, sendo também Campeonatos da Guatemala, contando com a participação de 75 atletas, voltou a evidenciar a supremacia dos marchadores guatemaltecos, que contaram vitórias em 11 dos 18 eventos que se destinaram a várias categorias etárias, com os outros triunfos a sorrirem a atletas de El Salvador (4) e da Costa Rica (3).
Na principal prova masculina, a dos 20 km absolutos, realce para a prestação do guatemalteco Bernardo Barrondo que, com o tempo de 1:20:31, bateu por larga margem o seu recorde pessoal (na Corunha, em 2023, fizera 1:22:59), aproximando-se dos lugares elegíveis para os Jogos de Paris 2024, evento em que o seu primo José Barrondo já possui os mínimos olímpicos. José Ortiz, também da Guatemala, classificou-se na segunda posição com o tempo de 1:21:18, a 35 segundos do seu recorde pessoal, e Juan Calderón, da Costa Rica, concluía a prova com a marca de 1:25:04, recorde pessoal.
Nos 20 km femininos, o trio do pódio foi inteiramente constituído por atletas da Guatemala, com a vencedora, María Fernanda Peinado, a bater largamente o seu recorde pessoal com o tempo de 1:31:15, aproximando-se dos lugares de acesso aos Jogos de Paris (antes desta prova, na posição 58), na segunda posição a classificar-se Maritza Poncio, com 1:37:17, e na terceira posição Sharon Herrera, com 1:39:46.
Resultados completos, aqui.
Colaboração: Carlos Barrios