O Cartaz da FPA para o evento. Onde está a figura alusiva à marcha? |
O Altice Forum Braga vai receber novamente os Campeonatos Nacionais de Sub-18 (Juvenis) de pista curta, que decorrerão neste fim de semana (3 e 4 de fevereiro), este ano coincidindo com a realização no Algarve de uns campeonatos exclusivamente dedicados à marcha atlética, se bem que com o foco direcionado em outros escalões etários.
As provas de marcha vão ter lugar na jornada de sábado, os 5.000 metros masculinos pelas 16:52 horas e os 3.000 metros femininos pelas 18:40 horas, com a implementação da zona de penalização (à terceira falta uma paragem de 30 segundos) e a atuação de 7 juízes especialistas de marcha, incluindo, aqui, o Juiz-chefe e o respetivo Assistente, todos integrados nos Painéis Nacionais de Grau A e B.
O evento, que foi introduzido no ano de 2015, vai para a sua 8.ª edição (em 2021 não teve lugar), agora com um novo modelo classificativo. São recordistas dos campeonatos, no setor masculino, Pedro Dias (CO Pechão) com 22:49,84, e no setor feminino, Catarina Torres (Sporting CP) com 14.29,54.
Os recordes nacionais no escalão Sub-18, bem antigos por sinal, estão ainda na posse de Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), com 21.18,37 (Espinho, 1998), e de Susana Feitor (CN Rio Maior), com 12.42,1 (Braga, 1992), quando então participaram nos Campeonatos absolutos indoor.
E temos, assim, um fim de semana desportivo bem preenchido de norte a sul do país, com a divulgação no site da FPA de tais eventos e a ilustração correspondente a cada um deles, mas aqui fica expresso um reparo pela forma menos simpática (para não dizer outra coisa…) como naquela instituição de utilidade pública é tratada a disciplina da marcha atlética, a única que no cartaz do evento de Braga não é contemplada com a figura alusiva a um(a) marchador(a) no grupo de disciplinas que o atletismo contempla: as corridas, os saltos, os lançamentos e a marcha (integrada no programa dos Jogos Olímpicos desde 1904) e (já se verificou) não terá sido por falta de espaço…