sábado, 25 de junho de 2022

Leiria recebe os Campeonatos de Portugal 2022 de pista ao ar livre

Cartaz do evento. Montagem: O Marchador

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, vai receber este fim-de-semana a edição n.º 107 dos Campeonatos de Portugal de pista ao ar livre, a 85.ª feminina, prevendo-se a participação de 523 atletas em representação de 86 clubes.

As provas de marcha, na distância de 10.000 metros, serão realizadas na jornada de hoje (sábado), pelas 20:15 horas, tanto no setor masculino como no feminino. Na prova feminina (pistas 1 a 4) estão inscritas 15 atletas, enquanto na prova masculina (pistas 5 a 8) inscreveram-se 12 atletas.

As provas de marcha dos campeonatos merecem especial importância na medida em que, essencialmente no setor feminino, poderão dar um contributo importante para a composição da lista definitiva do ranking mundial com vista aos Campeonatos Mundiais de Atletismo - 60 atletas nos 20 km, cujo período de qualificação encerra no próximo domingo (26 de junho). Até à presente data, Ana Cabecinha é a melhor das portuguesas no ranking mundial dos 20 km marcha, surgindo na 43ª posição, seguida de Inês Henriques, 62ª (já selecionada nos 35 km) e de Carolina Costa, 65ª.

Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão, é mesmo uma das principais figuras da prova. Campeã em título, foi vencedora nas últimas sete edições, contabilizando 11 títulos, apenas menos dois que Susana Feitor. A atleta algarvia detém o recorde nacional (e dos campeonatos) com o tempo de 43:08.17, marca realizada na edição de 2008. A grande ausência destes campeonatos é Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior, que contabiliza cinco títulos.

Vitória Oliveira, do Sporting Clube de Braga, que está qualificada para representar Portugal pela primeira vez nuns Mundiais de Atletismo, na distância dos 35 km marcha, e Carolina Costa, do Sporting Clube de Portugal, são outras das fortes pretendentes ao pódio feminino destes campeonatos.

A marcha feminina foi introduzida pela primeira vez no programa dos Campeonatos de Portugal em 1981. Paula Gracioso conquistou os quatro primeiros títulos nacionais, seguindo-se Ana Bela Aires, com três títulos e Isilda Gonçalves, com quatro. Depois, Susana Feitor reinaria durante muitos anos, conquistando treze títulos, onze dos quais de forma consecutiva, nos anos noventa e até 2004, vencendo pela última vez em 2007.

João Vieira, do Sporting Clube de Portugal, é a grande referência dos campeonatos. Recordista nacional (e dos campeonatos) com 39:44.91, marca estabelecida na edição de 2001, é ainda o recordista absoluto de vitórias (20 títulos).

O vice-campeão mundial dos 50 km marcha e quinto classificado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a sua presença assegurada nos 35 km dos Mundiais de Atletismo, é mesmo o recordista absoluto de títulos no setor masculino, isto nos diversos campeonatos nacionais, contabilizando 39 vitórias, entre 1996-2021, à frente de Matos Fernandes (1940-1957) e de José Carvalho (1971-1986).

Rui Coelho, do Sport Lisboa e Benfica, é outro dos fortes candidatos ao pódio. Campeão em título, assegurou a qualificação para os Campeonatos Mundiais de Atletismo, onde competirá na distância dos 35 km, participando pela primeira vez neste grande evento mundial.

Ainda no setor masculino, onde a especialidade entrou pela primeira vez no programa dos campeonatos em 1979, com o triunfo de Paulo Alves nos 10.000 metros marcha em pista, apenas 7 atletas, além de João Vieira, subiram ao lugar mais alto do pódio, com José Urbano a sagrar-se campeão em oito edições, José Pinto em seis, Hélder Oliveira e Sérgio Vieira em duas, Rui Coelho, José Magalhães e António Pereira em uma vez.

Consulte as listagens de atletas inscritos, a masculina [aqui] e a feminina [aqui].