Os atletas das provas de marcha e os campeões nacionais sub-18 Eloseos Mpardakis e Sevastiani Aslanidou. Imagens: SEGAS e Zoe Gini. Montagem: O Marchador |
A cidade de Vólos, localizada no centro da Grécia a 326 quilómetros a norte de Atenas, voltou a receber os Campeonatos Nacionais Sub-18, realizados este fim-de-semana (18/19 de junho), uma organização da Federação de Atletismo da Grécia (SEGAS), que voltou a homenagear a memória de Vassilis Sevasti, que foi seu presidente e secretário-geral, falecido em abril de 2021. As provas decorreram novamente na pista do Estádio Panthessaliko, sob uma temperatura amena a rondar os 25 graus centígrados e sem que houvesse muito vento.
Os 5.000 metros marcha femininos fecharam o programa do primeiro dia de provas (sábado) com três das atletas participantes já com os mínimos para os Europeus da categoria, que terão lugar em Jerusalém (Israel), por sinal, as três primeiras classificadas. Assim, Sevastiani Aslanidou, que desde cedo assumiu a liderança da prova, terminou na primeira posição revalidando o título helénico com o tempo de 24.32.10, a sua terceira importante vitória após os sucessos nos Campeonatos dos Balcãs e nos campeonatos estudantis. O pódio feminino ficou preenchido com as prestações de Tsimigatou Maria Mirto, segunda com 25:15.59, e de Adami Anna, terceira com 25:58.66.
Os 10.000 metros marcha masculinos, que tal como nos campeonatos da Grécia, Espanha, Itália e de outros países europeus se disputam nesta distância, ao contrário de Portugal que estranhamente insiste em realizar no setor masculino sob a distância de 5.000 metros, tiveram lugar na manhã de domingo com o domínio avassalador de Eloseos Mpardakis com o tempo de 51:34.08, seguido de Paidusis Konstantinos com 55:47.36 (competiu na véspera na prova de corrida de 3.000 metros) e de Ragas Christos com 56:58.03. Nenhum alcançou os mínimos para os Europeus da categoria que estão fixados em 48:30.00.
A equipa de juízes de marcha foi chefiada pelo histórico desta disciplina na Grécia, Yiannis Grioglu, que colaborou ativamente nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, fazendo ainda parte do júri da prova a ex-internacional Zoe Gini, a quem agradecemos, uma vez mais, a colaboração prestada.