sexta-feira, 30 de julho de 2021

Os Juízes Internacionais de Marcha nos Europeus de Sub-20 e Sub-23

Os Juízes Internacionais de Marcha nos Europeus Sub-20 e Sub-23 em Tallinn-2021.
Fotos: fb Emmanuel Tardi e Jean-Pierre Dahm. Montagem: O Marchador

Tallinn, capital da Estónia recebeu este mês os Campeonatos da Europa de Atletismo nas categorias Sub-23, de 8 a 11 do corrente mês de julho, e de Sub-20, de 15 a 18, também neste mês.

Nesta peça, destacamos, nas fotos assinaladas, as equipas de juízes internacionais especialistas de marcha que atuaram nos eventos da especialidade, os Sub-23 nos 20 km (estrada) e os Sub-20 nos 10.000 metros (pista) e que usaram dispositivos eletrónicos de comunicação rápida de advertências (raquetas amarelas) e de notas de desclassificação (faltas), num eficaz sistema criado pelos nossos amigos espanhóis usando, cada um, um smartphone adequado para o efeito.

Nos Sub-23, atuaram Jean-Pierre Dahm (França), juiz-chefe, Stefan Alexandru (Roménia), Vesna Repic (Sérvia), Rolf Müller (Alemanha), Hans Van Der Knaap (Países Baixos) e Eduardo Gonçalves (Portugal), que atuou pela quarta vez no estrangeiro.

Nos Sub-20, atuaram Janusz Krynicki (Polónia), juiz-chefe, Martin Skarba (Eslováquia), Anna Veselova (Israel), Emmanuel Tardi (França), Luis Maroto (Espanha) e Joaquim Graça (Portugal), este contabilizando 29 atuações no estrangeiro.

Em ambos os eventos, a coordenar o apoio logístico e do secretariado, esteve a ex-juíza internacional do painel da European Athletics, Jutkina Jekaterina, do país anfitrião.

De notar que outros oficiais portugueses, em outras áreas e, nomeadamente, os Oficiais Técnicos Internacionais, exerceram funções naquelas competições, numa época marcada por uma elevada quantidade de nomeações para importantes eventos internacionais no âmbito da European Athletics e da World Athletics, no setor da arbitragem do nosso país que é, realmente, um dos mais elevados a nível mundial, sob o plano quantitativo e qualitativo.