sexta-feira, 2 de julho de 2021

Dois marchadores no grupo de dez atletas russos para os Jogos Olímpicos

Vasiliy Mizinov e Elvira Khasanova em Alytus no mês passado.
Fotos: VFLA/Athletics of Russia. Montagem: O Marchador

O Comité Olímpico da Rússia anunciou no dia de ontem os nomes dos 10 atletas da modalidade do atletismo que competirão nos Jogos Olímpicos de Verão, decisão tomada pelo grupo de trabalho da Federação de Atletismo da Rússia, liderada pela presidente interina da RUSAF, Irina Privalova.

Vasiliy Mizinov e Elvira Khasanova, nos 20 km marcha, são os dois atletas escolhidos na especialidade, juntando-se a Ilya Ivanyuk, Mikhail Akimenko e Mariya Lasitskene, no salto em altura, Anzhelika Sidorova, no salto à vara, Daria Klishina, no salto em comprimento, Sergey Shubenkov, nos 110 metros barreiras, Valery Pronkin, no lançamento do martelo, e a Ilya Shkurenev, no decatlo.

Vasiliy Mizinov, de 23 anos, tem um recorde pessoal de 1:18:32, conquistando nos últimos Mundiais de Atletismo, em Doha, no Catar, a medalha de prata na prova dos 20 km marcha. Elvira Khasanova, de 21 anos, que em 2017, nos Mundiais Sub-18, em Nairobi, no Quénia, alcançara a medalha de bronze, dispõe de um recorde pessoal nos 20 km marcha de 1:26:43 e é uma das principais favoritas ao título nos Europeus Sub-23, que se disputarão em Tallinn, na Estónia, de 8 a 11 do próximo mês de julho.

Note-se que os atletas da Rússia não poderão competir sob as cores da sua bandeira - terão o estatuto de Atleta Neutro Autorizado (ANA) – e o hino nacional, caso algum daquele(s) atleta(s) obtenha(m) alguma medalha no Japão, será substituído por uma obra de Tchaikovsky.