domingo, 21 de fevereiro de 2021

Saiu o segundo número da revista eletrónica «Officials News», da European Athletics

Steve Taylor na abordagem da função de Juiz-chefe de marcha.
Fotos: European Athletics. Montagem: O Marchador

A Associação Europeia de Atletismo publicou o segundo número da revista «Officials News», dedicada aos amantes da modalidade e de modo mais específico aos oficiais do atletismo.

São vários os assuntos abordados na edição nº 2 da revista (janeiro-2021), debruçando-se o presente número, entre outros temas, ao lançamento do peso e às tecnologias colocadas ao serviço da modalidade, publicando a lista dos nomes dos oficiais que integram os painéis europeus de Juízes de Partidas (8) e de Juízes de Photo-Finish (8) para o período de 2021 a 2024, em resultado das certificações recentemente levadas a cabo pelo organismo europeu da modalidade, desta vez formato online.

Um dos temas que nos chamou especialmente a atenção foi o da função do Juiz-chefe de marcha num evento da especialidade. O britânico Steve Taylor, um dos juízes de elite do painel internacional da World Athletics, que há pouco mais de dois anos foi um dos responsáveis pela formação e certificação de juízes de marcha do painel europeu, aborda-nos de modo meticuloso e pormenorizado toda a problemática da atuação de um oficial naquelas funções, que está longe de se esgotar no momento da competição propriamente dita.

Steve Taylor, de 54 anos de idade, ele próprio um antigo marchador, é membro do painel da WA desde 2006 e tem muita experiência na função pois foi o Juiz-chefe nos Jogos Olímpicos de 2012 (Londres), nos Campeonatos Mundiais de 2013 (Moscovo) e 2017 (Londres) e nos Campeonatos Europeus de 2014 (Zurique), tendo atuado pela última vez num grande evento internacional nos Mundiais de Doha, em 2019.

Aceda à publicação no site da FIDAL, aqui.