sábado, 20 de fevereiro de 2021

Campeonatos do Japão de 20 km marcha terão lugar este domingo, em Kobe

Cartaz do evento da JAAF. Montagem: O Marchador

Kobe acolherá este domingo a edição 104 dos campeonatos japoneses de 20 km marcha, um dos mais importantes que se realizam no mundo e que nos últimos anos têm proporcionado resultados ao mais alto nível.

Os 20 km masculinos contam com a inscrição de 73 atletas, os 20 km femininos de 34 atletas, enquanto nas provas destinadas aos escalões Sub-20, são 68 os inscritos no setor masculino (10 km) e 39 no setor feminino (5 km).

Todos os melhores atletas nipónicos da atualidade e com um pé nos Jogos Olímpicos estão inscritos na prova, com destaque, no setor masculino, para o recordista mundial, Yusuke Suzuki (1:16:36), Toshikazu Yamanishi (recorde pessoal de 1:17:15), atual campeão mundial na disciplina, Eiki Takahashi (1:17:26), Koki Ikeda (1:17:25) e Isamu Fujisawa (1:17:52), e no setor feminino, a crónica campeã, Kumiko Okada (1:27:41), vencedora das últimas seis edições dos campeonatos, e Nanako Fujii (1:28:03).

Dependendo das condições climáticas e do andamento da competição, não é de todo descabido poder-se pensar que é possível a queda do recorde mundial na prova dos 20 km marcha masculinos mas, aqui, uma grande contrariedade se revelará decisiva para a não homologação dos resultados que se vierem a realizar, quer os que seriam enquadrados no ranking mundial da World Athletics, quer os que constituiriam marcas de qualificação olímpica.

Apenas dois dos necessários três juízes internacionais de marcha atuarão nas provas, os nipónicos Tomoya Ishii e Hideo Yamada, pois o Japão ainda não permite a entrada no seu território de estrangeiros no país dadas as medidas de combate à Covid-19 introduzidas pelas autoridades governamentais. Na última década o evento teve sempre a participação de 3 ou mais juízes internacionais de renome mundial, aproveitando-se o momento para a realização de cursos para juízes nacionais do setor.

Recentemente, o Conselho da Associação Asiática de Atletismo decidiu cancelar os Campeonatos Asiáticos de 20 km marcha, marcados para 21/3, em Nomi, no Japão, e os Campeonatos Asiáticos de Atletismo, que estavam designados para 20/23 maio, em Hangzhou, China, devido à situação da Covid-19.

Colaboração: Tomoya Ishii